A arquitetura biofílica é uma tendência que cresce a cada dia que passa. Ela propõe uma integração mais profunda entre os seres humanos e a natureza, incorporando elementos naturais nas construções urbanas para melhorar o bem-estar.
A seguir, você descobre os detalhes sobre esse conceito e seus benefícios, além de dicas para aplicá-lo na decoração de interiores. Continue lendo e saiba mais!
O que é o design biofílico?
Biofilia significa “amor à vida”. O termo foi criado pelo filósofo Erich Fromm e difundido pelo biólogo Edward O. Wilson, que acreditava que os seres humanos possuem um amor inerente pela natureza.
Sendo assim, o conceito de design biofílico surgiu a partir da premissa de que o meio ambiente deve estar integrado com as construções, por meio de plantas, luz solar, cores e outros elementos naturais.
Quais são os benefícios do design biofílico?
A arquitetura integrada à natureza oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar de quem habita os ambientes. Conheça as principais vantagens:
Como aplicar a biofilia no design de interiores?
A arquitetura biofílica pode ser aplicada em diversos ambientes por meio de mudanças simples na decoração da casa. Confira, a seguir, 5 dicas para integrar a natureza com o seu lar:
1 – Aposte em plantas nos ambientes internos e externos
Uma das maneiras mais fáceis de trazer a natureza para as construções é por meio de plantas. Elas não só adicionam beleza e cor ao espaço, mas também melhoram a qualidade do ar, promovem o conforto emocional e ajudam a reduzir o estresse.
Lembre-se de escolher plantas que se adaptem a cada local. Para varandas e quintais, opte por plantas que precisam de sol direto. Já para salas, quartos e escritórios, procure por espécies de sombra ou luz indireta. Se você tiver um espaço compacto, invista em miniaturas e em um jardim vertical para não comprometer a circulação do ambiente. Para casas amplas, vasos grandes e de chão são bem-vindos.
2 – Maximize a luz natural
Janelas grandes e claraboias são importantes para aumentar a entrada de luz natural na casa. Se não for possível instalá-las, maximize a iluminação por meio de cortinas leves e translúcidas.
3 – Utilize cores da natureza
Cores que remetem à natureza ajudam a criar um cenário calmo e relaxante. Os tons terrosos fazem referência à terra, enquanto o azul está relacionado ao céu e ao mar, e o verde às plantas.
4 – Recrie imagens e sons da natureza
Fotos e pinturas de paisagens naturais reforçam a estética biofílica e aumentam a conexão com a natureza, bem como o canto dos pássaros e o som da água corrente em fontes ou cascatas.
5 – Invista em materiais naturais
Além das plantas, existem outros elementos que podem ser usados para conectar a casa com a natureza, como a madeira. Aposte em pisos e revestimentos de madeira para conferir um toque extra de beleza natural e sofisticação aos ambientes.
Além das vantagens estéticas, eles oferecem isolamento acústico, conforto térmico e melhoria na qualidade do ar interno. Os brises vazados e lambris de madeira podem ser usados tanto dentro quanto fora de casa. Já os decks são indicados para áreas externas ou molhadas (como varandas, banheiros e beiras de piscina), enquanto os outros pisos são recomendados para ambientes internos. Visite nosso site e conheça todos os modelos disponíveis!
Além dos nossos produtos, você pode reforçar o paisagismo biofílico com móveis de madeira, vasos de argila, paredes de pedras, bancos de sisal e outros objetos decorativos.
_______________________
Agora que você já conhece a arquitetura biofílica, que tal descobrir outras formas de tornar sua casa aconchegante e acolhedora? Aqui no blog da Indusparquet você confere dicas de decoração para todos os ambientes e estilos. Acesse!
Leia também:
Plantas para quarto: espécies que purificam o ambiente
Guia de cores: como utilizar cinza na decoração
Casa de Vó: como usar a madeira para criar uma decoração afetiva