O que você está procurando?

Dia Mundial da Arquitetura: conheça os maiores arquitetos do Brasil e do mundo

Em outubro celebramos o Dia Mundial da Arquitetura e todos os nomes que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento das cidades e da população. Conheça os principais arquitetos do nosso país e do exterior!

Arquitetura é a arte e a ciência de projetar construções para diversos fins. Mais do que isso, é uma disciplina que combina criatividade, tecnologia, sustentabilidade e um vasto conhecimento sobre o ambiente humano, a fim de transformar o mundo por meio de espaços físicos.  

Para celebrar o Dia Mundial da Arquitetura, vamos homenagear os principais arquitetos do Brasil e do mundo, junto com suas obras memoráveis. Saiba mais!  

 

Quando é o Dia Mundial da Arquitetura? 

Inicialmente, o Dia Mundial da Arquitetura ocorria em 1º de julho, para comemorar a criação da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorreu neste mesmo dia, mas no ano de 1949, na Suíça. 

Entretanto, houve uma mudança e a celebração passou a acontecer junto com o Dia Mundial do Habitat, estabelecido pela ONU em 1986. Dessa forma, ambas as datas começaram a ser comemoradas na primeira segunda-feira de outubro, que em 2024 cai no dia 07 de outubro. 

 

Quem é o maior arquiteto do mundo?  

 

Foto preto e branca de Frank Lloyd Wright

New York World-Telegram and the Sun staff photographer [Public domain], via Wikimedia Commons

Determinar quem é o maior arquiteto do mundo é uma tarefa bastante desafiadora, pois a área de arquitetura e urbanismo possui diversas correntes diferentes, cada uma com profissionais excelentes e memoráveis. No entanto, muitos especialistas acreditam que esse título pertence a Frank Lloyd Wright: um arquiteto estadunidense que ganhou visibilidade mundial no século XX por ser pioneiro na arquitetura orgânica.  

Ele acreditava que seus projetos deveriam estar integrados ao ambiente natural e refletir as necessidades dos moradores. Wright também é conhecido por utilizar materiais naturais, como madeira e pedra, para criar designs inovadores. Entre suas obras mais famosas está a Casa da Cascata (Fallingwater), que foi parcialmente construída sobre uma cachoeira. Atualmente, a construção faz parte do patrimônio histórico dos Estados Unidos. 

 

Casa de três andares, com texturas de pedra, construída sobre uma cascata, dentro de uma área verde

Casa da Cascata – Créditos: Robert P. Ruschak/Cortesia Western Pennsyl/BBC

 

Quais são os maiores arquitetos do Brasil? 

 

O Brasil tem uma rica tradição arquitetônica e possui diversos arquitetos e arquitetas notáveis, que são prestigiados a nível internacional. Conheça três grandes nomes da arquitetura brasileira abaixo: 

 

Oscar Niemeyer  

 

Foto de Oscar Niemeyer em frente ao museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Créditos: Museu Oscar Niemeyer (MON)

 

Mestre das curvas e do concreto armado, Oscar Niemeyer é um dos principais nomes da arquitetura moderna brasileira. Suas obras são marcadas por traços sinuosos e formas esculturais que provocam uma sensação de leveza e ousadia.  

Sua inestimável contribuição para o Brasil resultou na criação do Dia do Arquiteto, celebrado em 15 de dezembro como homenagem ao nascimento de Niemeyer. Entre seus principais feitos, estão o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada. 

 

Área externa do Congresso nacional onde é possível ver um bloco-plataforma horizontal, uma semiesfera à esquerda, um hemisfério à direita e, duas torres gêmeas no centro

Congresso Nacional – Foto de Ramon Buçard na Unsplash

 

Lina Bo Bardi

 

A Arquiteta Lina Bo Bardi sentada na construção do MASP, observando uma obra

Créditos: Instituto Bardi – Foto: Lew Parrella

 

A arquiteta ítalo-brasileira também teve um papel muito importante na construção e arquitetura nacionais. Com uma visão humanista e inovadora, Lina Bo Bardi uniu o moderno e o popular por meio de obras que valorizam a cultura local, o uso de materiais simples e a interação social.  

Seus maiores projetos estão localizados na cidade de São Paulo: o MASP – com seu vão livre e estrutura suspensa – e o SESC Pompeia, uma antiga fábrica que foi transformada em centro cultural para a população. 

 

Estrutura flutuante do Museu de Arte de São Paulo, com duas pilastras vermelhas na lateral, estrutura com cimento a mostra.

Museu de Arte de São Paulo – Crédito: divulgação/MASP/CNN Brasil

 

Paulo Mendes da Rocha 

 

Foto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em frente a uma parede com uma obra de arte

Créditos: Divulgação/ André Seiti

 

Paulo Mendes da Rocha foi um grande representante da arquitetura brutalista no país. Explorando a força do concreto aparente, seus monumentos são conhecidos pelas estruturas imponentes e funcionais.  

A partir de seu estilo despojado e monumental, o arquiteto dialoga com os espaços urbanos e privilegia a experiência do usuário acima da beleza. Ótimos exemplos marcantes de seu trabalho são o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) e a Pinacoteca de São Paulo. 

 

Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia com sua arquitetura toda em cimento

Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia – Crédito: Victor Affaro/Veja SP

 

Todos esses arquitetos e monumentos brasileiros podem ser homenageados na construção e decoração do seu lar. Você pode garantir a essência moderna ou brutalista por meio de elementos naturais, como os pisos e revestimentos da Indusparquet. Em nosso catálogo você confere diversos modelos que valorizam a natureza brasileira e oferecem o máximo de conforto e sofisticação para sua casa. 

Lembre-se de unir o aconchego dos pisos de madeira com a funcionalidade dos móveis e dos cômodos para criar ambientes tranquilos e práticos, que atendam a todas as necessidades do seu dia a dia. Acesse nosso site e conte com nossa equipe para tirar seus planos do papel! 

 

_________________________ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas de decoração, arquitetura e sustentabilidade que podem ser incorporadas no seu projeto. Leia e fique por dentro das tendências! 

 

Leia também: 

Arquitetura pelo mundo: Brasil 

Prédios de madeira como aliados da arquitetura sustentável 

Sustentabilidade impulsiona uso da madeira na construção civil

Compartilhe

Interessou?