O que você está procurando?

Diferenças entre piso vinílico, laminado e de madeira maciça

Conheça as principais características do vinílico, do laminado e da madeira maciça e descubra como escolher o piso ideal para seu projeto!

Com tantas opções de pisos disponíveis no mercado, fica até difícil escolher o ideal para os ambientes internos. Pensando nisso, hoje vamos te explicar as diferenças entre o piso vinílico, laminado e de madeira maciça, destacando as vantagens e desvantagens de cada um. Leia mais e descubra como escolher o piso para casa

 

Piso de Madeira Maciça

 

Cozinha com piso de madeira Tauari em paginação escama de peixe. Uma mesa central com um vaso, cercada por cadeiras. De um lado, armários com a pia e uma TV; do outro, um espaço que dá acesso à área externa, com outra mesa.

Taco Tradicional Tauari por Construtora Casa da Montanha e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

O piso em madeira maciça é feito com uma peça pura de madeira. Ele pode ser fabricado em réguas ou tacos, que permitem a criação de diversas padronagens no chão, como a Escama de Peixe da imagem acima, que cria uma espécie de zique-zague diagonal no ambiente. 

Além de apresentar uma beleza natural e sofisticada, esse tipo de piso é muito famoso pela alta resistência e durabilidade. Ao contrário do piso laminado ou vinílico, ele possui certa resistência à umidade (apesar de não ser 100%), é fácil de limpar e pode ser restaurado diversas vezes, mantendo o aspecto novo e bonito por décadas.  

A madeira maciça também oferece conforto térmico e baixo risco de alergia, por conta de suas características hipoalergênicas. Por fim, também é uma excelente opção para quem preza pela sustentabilidade: aqui na Indusparquet, todos os pisos de madeira são feitos com árvores extraídas de áreas de reflorestamento e manejo florestal. Assim, praticamos a produção consciente e asseguramos os recursos naturais para as gerações futuras. 

De maneira geral, podemos dizer que o taco e o assoalho de madeira maciça são opções mais ecológicas e duráveis quando comparados com os outros dois pisos abaixo, apesar de terem um custo um pouco maior. Caso você opte pela madeira maciça, conte com nossa ajuda para escolher o modelo que mais combina com a sua residência. Em nosso site, você o encontra em diversas espécies e tonalidades. Acesse e confira! 

 

Piso Vinílico 

 

Sala iluminada com piso vinílico, um sofá, uma mesa no centro e, na frente, um armário com uma TV suspensa na parede. Ao fundo, um armário com uma mesa rodeada de cadeiras e portas.

Imagem de Dit26978 no Freepik

 

O vinílico é um tipo de piso que imita a madeira, mas na verdade é feito de PVC (policloreto de vinila), um material sintético que pode ser moldado com diferentes formas e texturas. Ele pode ser encontrado de duas maneiras principais: em réguas e em placas. Seus principais benefícios são a resistência ao tráfego e isolamento térmico. 

Outra vantagem é a instalação: a maioria dos pisos vinílicos possui um sistema de encaixe simples, que permite a aplicação no chão sem precisar de cola. Além disso, ele é flexível e pode ser cortado com facilidade para se adaptar aos espaços da casa. 

Contudo, o piso vinílico não possui tanta durabilidade e pode ser danificado por objetos pontiagudos e pelo contato com o sol e com a água, mostrando sinais de desgaste em pouco tempo.  

 

Piso Laminado

 

Sala em tons claros com piso laminado, um sofá azul com almofadas e duas mesas pequenas laterais, uma com um lustre, um tapete, pufes e, na frente, uma TV suspensa na parede.

Imagem de Dit26978 no Freepik

 

O piso laminado é produzido com lâminas de HDF (High Density Fiberboard ou placa de fibra de alta densidade, em português), além de uma camada impressa que imita a aparência da madeira e uma camada de resina transparente que protege o produto. 

Ele é comercializado em réguas e costuma ter um sistema de encaixe por click. Graças à camada de resina, ele apresenta boa resistência a manchas e riscos. Entretanto, assim como o piso vinílico, ele não é resistente à água e, por isso, não é recomendado para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. 

_________________________________ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você tem acesso a diversas dicas sobre pisos de madeira e estilos de decoração para tornar seu lar mais sofisticado, acolhedor e agradável. Navegue pelas nossas publicações e fique por dentro das tendências! 

 

Leia também: 

Qual a diferença entre taco e assoalho? 

Painel Ripado na decoração: versatilidade para criar ambientes únicos 

Porta de entrada para a decoração: como usar madeira no hall e na varanda de casa 

Compartilhe

Interessou?