Com tantas opções de pisos disponíveis no mercado, fica até difícil escolher o ideal para os ambientes internos. Pensando nisso, hoje vamos te explicar as diferenças entre o piso vinílico, laminado e de madeira maciça, destacando as vantagens e desvantagens de cada um. Leia mais e descubra como escolher o piso para casa!
Piso de Madeira Maciça
O piso em madeira maciça é feito com uma peça pura de madeira. Ele pode ser fabricado em réguas ou tacos, que permitem a criação de diversas padronagens no chão, como a Escama de Peixe da imagem acima, que cria uma espécie de zique-zague diagonal no ambiente.
Além de apresentar uma beleza natural e sofisticada, esse tipo de piso é muito famoso pela alta resistência e durabilidade. Ao contrário do piso laminado ou vinílico, ele possui certa resistência à umidade (apesar de não ser 100%), é fácil de limpar e pode ser restaurado diversas vezes, mantendo o aspecto novo e bonito por décadas.
A madeira maciça também oferece conforto térmico e baixo risco de alergia, por conta de suas características hipoalergênicas. Por fim, também é uma excelente opção para quem preza pela sustentabilidade: aqui na Indusparquet, todos os pisos de madeira são feitos com árvores extraídas de áreas de reflorestamento e manejo florestal. Assim, praticamos a produção consciente e asseguramos os recursos naturais para as gerações futuras.
De maneira geral, podemos dizer que o taco e o assoalho de madeira maciça são opções mais ecológicas e duráveis quando comparados com os outros dois pisos abaixo, apesar de terem um custo um pouco maior. Caso você opte pela madeira maciça, conte com nossa ajuda para escolher o modelo que mais combina com a sua residência. Em nosso site, você o encontra em diversas espécies e tonalidades. Acesse e confira!
Piso Vinílico
O vinílico é um tipo de piso que imita a madeira, mas na verdade é feito de PVC (policloreto de vinila), um material sintético que pode ser moldado com diferentes formas e texturas. Ele pode ser encontrado de duas maneiras principais: em réguas e em placas. Seus principais benefícios são a resistência ao tráfego e isolamento térmico.
Outra vantagem é a instalação: a maioria dos pisos vinílicos possui um sistema de encaixe simples, que permite a aplicação no chão sem precisar de cola. Além disso, ele é flexível e pode ser cortado com facilidade para se adaptar aos espaços da casa.
Contudo, o piso vinílico não possui tanta durabilidade e pode ser danificado por objetos pontiagudos e pelo contato com o sol e com a água, mostrando sinais de desgaste em pouco tempo.
Piso Laminado
O piso laminado é produzido com lâminas de HDF (High Density Fiberboard ou placa de fibra de alta densidade, em português), além de uma camada impressa que imita a aparência da madeira e uma camada de resina transparente que protege o produto.
Ele é comercializado em réguas e costuma ter um sistema de encaixe por click. Graças à camada de resina, ele apresenta boa resistência a manchas e riscos. Entretanto, assim como o piso vinílico, ele não é resistente à água e, por isso, não é recomendado para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
_________________________________
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você tem acesso a diversas dicas sobre pisos de madeira e estilos de decoração para tornar seu lar mais sofisticado, acolhedor e agradável. Navegue pelas nossas publicações e fique por dentro das tendências!
Leia também:
Qual a diferença entre taco e assoalho?
Painel Ripado na decoração: versatilidade para criar ambientes únicos
Porta de entrada para a decoração: como usar madeira no hall e na varanda de casa