O que você está procurando?

Arquitetura pelo mundo: Paris

Paris é conhecida por sua elegância e sofisticação, com edifícios históricos que marcam diferentes estilos e épocas. Saiba mais sobre as arquiteturas e monumentos da cidade!

Paris é um dos destinos mais procurados por turistas, que se encantam com os diversos monumentos exuberantes expostos pelas ruas da cidade. A capital francesa foi fundada por romanos e, de lá para cá, foi palco de diversos movimentos artísticos, culturais e arquitetônicos que a tornaram um verdadeiro tesouro para os amantes da arquitetura.

A seguir, você descobre um pouco mais sobre a história de Paris e os principais estilos arquitetônicos presentes na região. Venha com a gente e confira!

 

Quem foi o arquiteto de Paris? 

A arquitetura francesa foi e ainda é moldada por diversas pessoas importantes que deixaram seu legado nas ruas e história da cidade. Apesar de não ter como definir um único arquiteto de Paris, podemos citar alguns nomes notáveis, como:

– Gustave Eiffel: criador da famosa Torre Eiffel;

– Charles Garnier: arquiteto que projetou a Ópera Garnier;

– Jean Chalgrin: responsável pela arquitetura do Arco do Triunfo.

 

Qual é o projeto arquitetônico mais antigo de Paris?

A construção mais antiga de Paris são as Arenas de Lutécia, também conhecidas como Arènes de Lutèce, no idioma original. De acordo com os registros históricos, a primeira arena foi construída pelos romanos que fundaram a cidade, no século I d.C. Na época, ela era utilizada para competições atléticas e lutas de gladiadores. Atualmente, é um dos grandes patrimônios parisienses.

 

Qual é o estilo arquitetônico da Torre Eiffel?

 

Imagem da Torre Eiffel capturada de baixo para cima, com várias árvores ao redor e o céu azul sem nuvens.

Imagem de vwalakte em Freepik

 

É quase impossível pensar em Paris sem falar da Torre Eiffel, um dos símbolos mais famosos da cidade e do mundo. Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, ela foi construída em 1889 para a Exposição Universal de Paris, que celebrava os 100 anos da Revolução Francesa.

Nesse ano, a cidade vivia no chamado Belle Époque (Bela Época, em português): um período de grande prosperidade e desenvolvimento cultural na Europa, que começou no final do século XIX e se estendeu até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Durante esse tempo, houve grandes transformações na arte, arquitetura, moda e design, além de avanços significativos nas áreas de tecnologia e ciência. 

Com seus 330 metros de altura e estrutura de ferro, a arquitetura da Torre Eiffel foca na funcionalidade e na inovação técnica. Apesar de não se inserir em nenhum estilo arquitetônico específico, ela é constantemente associada ao movimento Art Noveau (Arte Nova, em português) por conta dos detalhes ornamentais em ferro forjado presentes em alguns elementos da torre, como as escadas e os elevadores. 

 

Quais são as principais arquiteturas de Paris?

Como mencionamos, Paris possui uma arquitetura eclética, moldada pelos diversos movimentos que aconteceram na cidade desde sua criação até os dias atuais. Confira, a seguir, os principais estilos arquitetônicos presentes na cidade:

 

1 – Arquitetura gótica

Caracterizada pelas estruturas verticais, torres altas, topos pontiagudos e detalhes ornamentados, a arquitetura gótica se faz presente em um dos maiores pontos turísticos de Paris: a Catedral de Notre-Dame.

 

 Imagem da Catedral de Notre-Dame exibindo sua arquitetura gótica vista de longe, com ruas e árvores ao redor, além de uma ponte à sua frente.

Catedral de Notre-Dame – Foto de Hannah Reding na Unsplash

 

2 – Arquitetura renascentista

Com ênfase na simetria, proporção e harmonia, esse estilo traz um refinamento dos elementos clássicos da arquitetura greco-romana, como colunas, frontões e cúpulas. Um dos seus maiores símbolos é o Museu do Louvre, que exibe uma fachada clássica e proporções harmoniosas.

 

Imagem do Museu do Louvre exibindo sua arquitetura renascentista, com a pirâmide de vidro à sua frente e pessoas circulando ao redor.

Museu do Louvre – Foto de Mathias Reding na Unsplash

 

3 – Arquitetura barroca

O estilo barroco é definido por sua ornamentação exuberante, formas dramáticas, contrastes de luz e sombra, esculturas e pinturas decorativas. Em Paris, ele é encontrado, principalmente, no Palácio de Versalhes (Château de Versailles), por conta de sua fachada ornamental, jardins simétricos e decoração de interiores extremamente luxuosa. 

O monumento é tão famoso e importante para a história que se tornou referência para a criação do nosso exclusivo piso de madeira Versailles, fabricado artesanalmente para compor um desenho que remete ao estilo do palácio. Nossa mais recente criação inspirada no Versailles é o piso Ancestralidade, uma grande parceria com o designer Pedro Franco que foi exposta no Salão do Móvel de Milão 2023

 

Imagem do Palácio de Versalhes exibindo sua arquitetura barroca, com tons em marrom e azul e uma bandeira pendurada ao centro.

Palácio de Versalhes – Foto de Mathias Reding na Unsplash

 

4 – Arquitetura neoclássica

Também trazendo de volta os elementos da arquitetura clássica greco-romana, a Praça da Concórdia é um exemplo da arquitetura neoclássica em Paris, com seus edifícios simétricos e monumentos clássicos, como a Fonte dos Mares, registrada abaixo.

 

 Imagem da Fonte dos Mares na Praça da Concórdia, exibindo uma arquitetura neoclássica, com um grande chafariz em tons de verde e amarelo, contendo duas esculturas pretas e amarelas em seu interior.

Fonte dos Mares – Imagem de kstudio no Freepik

 

5 – Arquitetura neobarroca

Fazendo uma releitura do estilo barroco, ela também é caracterizada por uma ornamentação exagerada e formas dramáticas. Em Paris, essa arquitetura é muito bem representada pela Ópera Garnier, com uma fachada ornamentada e interior luxuoso.

 

 Imagem do interior da Ópera Garnier com o teto pintado, com diversos lustres enfileirados, colunas decoradas e estrutura luxuosa.

Interior da Ópera Garnier – Foto de Gwen King na Unsplash

 

6 – Arquitetura moderna

Por fim, o estilo moderno coloca os holofotes na funcionalidade, simplicidade e inovação tecnológica, por meio de linhas retas, formas geométricas simples e materiais industrializados, como concreto armado e vidro. O Centro Georges Pompidou (Centre Georges Pompidou) é um grande exemplo da arquitetura moderna de Paris, com sua estrutura de aço exposta e tubulações coloridas que também remetem ao estilo industrial utilizado atualmente na decoração de casas.

 

Imagem do Centro Georges Pompidou que exibe um túnel de acesso lateral, estruturas em formato de 'X' e uma arquitetura moderna. Ao redor, há diversas pessoas circulando.

Centro Pompidou – Foto de Caleb Maxwell na Unsplash

 

Todos os estilos acima podem ser adaptados para o projeto da sua residência, seja na fachada ou nas áreas internas. Unindo as características essenciais de cada arquitetura com os pisos de madeira da Indusparquet, você pode criar ambientes acolhedores, confortáveis e cheios de personalidade, que reflitam sua época favorita da história parisiense. Clique aqui para conferir nossos modelos disponíveis e conte com a gente para transformar seu plano em realidade!

_____________

Aqui no blog da Indusparquet você fica por dentro das principais tendências de decoração e arquitetura espalhadas pelo mundo. Acesse e inspire-se!

 

Leia também:

Conheça a maior cidade de madeira do mundo

Prédios de madeira como aliados da arquitetura sustentável

5 tendências de decoração para 2024

Compartilhe

Interessou?