O que você está procurando?

Arquitetura pelo mundo: Alemanha

A arquitetura alemã é influenciada por diversos movimentos que se manifestaram pela Europa ao longo dos séculos. Conheça os principais estilos e monumentos do país!

A arquitetura da Alemanha é marcada pela mistura de diversos estilos que surgiram ao longo dos séculos, reunindo movimentos antigos e modernos que refletem a evolução histórica e cultural do país.  

Desde a técnica enxaimel até a arquitetura contemporânea, a Alemanha continua sendo um local relevante para a inovação, design e arquitetura, influenciando projetos do mundo inteiro, inclusive no Brasil. 

A seguir, você descobre mais detalhes sobre a arquitetura do país e os principais estilos presentes na Alemanha atualmente. Leia e saiba mais! 

 

Quais são os exemplos de arquitetura alemã no brasil?  

 

Imagem do Parque Vila Germânica com flores, bancos, guarda-sóis e ao redor diversas casas enxaimel com arquitetura alemã.

Créditos: © 2020 PARQUE VILA GERMÂNICA

 

No Brasil, a arquitetura alemã se faz mais presente no estado de Santa Catarina, especialmente nas cidades de Blumenau e Pomerode. Ambas foram fundadas por imigrantes alemães durante o século XIX e mantêm muitos traços da arquitetura tradicional. Um bom exemplo são as casas enxaimel, presentes pelas ruas dos municípios e em pontos turísticos importantes, como o Parque Vila Germânica, que está localizado em Blumenau e é lar do Oktoberfest, o maior festival de tradições germânicas em solo brasileiro. 

 

Técnica enxaimel: o que é? 

 

Imagem de um prédio com estilo enxaimel, com faixas em vermelho e outro em amarelo, e outros prédios comuns ao lado.

Imagem de vwalakte no Freepik

 

Apesar de ser erroneamente conhecida como estilo enxaimel, esse tipo de arquitetura é, na verdade, uma técnica de construção muito utilizada nas casas da Alemanha. De maneira geral, a técnica enxaimel consiste na criação de estruturas com ripas de madeira fixadas na horizontal, vertical e diagonal para dar força e sustentar as construções.  

Já para revestir a estrutura de madeira, podem ser usados diversos materiais, como tijolos, pedras, taipa, entre outros. Na maioria das construções, as paredes são pintadas com branco ou bege, deixando o destaque para as linhas de madeira, que utilizam cores vibrantes e contrastantes para criar o visual característico das casas alemãs. 

  

Quais são os principais estilos de arquitetura alemã? 

 

Como mencionamos, a arquitetura germânica é composta por estilos e movimentos de diferentes épocas. Confira os principais, a seguir: 

 

1 – Arquitetura medieval românica 

Esse estilo de arquitetura foi predominante na Europa entre os séculos XI e XII e é caracterizado por arcos redondos, pilares robustos, paredes grossas e janelas pequenas. Ele pode ser visto em muitas igrejas e castelos medievais na Alemanha, como a famosa Catedral de Speyer, construída no século XI. 

 

Imagem de uma cidade com um calçadão com árvores, mesas e pessoas. Nas laterais, prédios e ao fundo, uma igreja com arquitetura medieval românica.

Foto de Allan Francis na Unsplash

 

2 – Arquitetura gótica 

A arquitetura gótica é conhecida por torres altas, janelas grandes e arcos pontiagudos, que resultam em criações majestosas e cheias de dramaticidade. Esse estilo também está presente em diversas construções religiosas. Um ótimo exemplo é a Catedral de Colônia, uma das maiores catedrais góticas do mundo e que, atualmente, é Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). 

Para refletir o drama e a exuberância do estilo gótico na sua decoração, conte com nossos pisos e revestimentos de madeira em tons escuros. Uma ótima opção é o Brise Ipê, que confere um ar autêntico e sofisticado para os ambientes sem deixá-los visualmente pesados. 

 

Imagem de um rio com um barco e acima uma grande ponte com estrutura em arcos. Ao fundo, diversas árvores e uma igreja com arquitetura gótica.

Foto de RAVI TRIPATHI na Unsplash

 

3 – Arquitetura renascentista 

Simetria, proporção e equilíbrio são os principais fatores que compõem o movimento renascentista, que surgiu na Itália e reinou por toda a Europa entre os séculos XV e XVI. Na arquitetura, ele está presente, principalmente, em palácios e edifícios do governo alemão, como o Castelo de Heidelberg. 

O movimento também possui grande influência na decoração clássica, que mescla tons escuros de madeira com o mármore branco para criar cenários luxuosos. Se você deseja seguir nessa proposta, sugerimos utilizar pisos de Sucupira ou Ipê, que garantem o contraste ideal da madeira com o mármore. 

 

 Imagem de um rio e ao fundo uma cidade com diversas construções, árvores e um castelo com arquitetura renascentista.

Foto de Sebastian GAINA na Unsplash

 

4 – Arquitetura barroca 

A arquitetura barroca é conhecida por seus ornamentos elaborados, curvas dramáticas e construções grandiosas, como igrejas e palácios. Esse estilo predominou pelo continente europeu entre os séculos XVII e XVIII e pode ser visto em muitas igrejas e palácios na Alemanha. Um ótimo exemplo barroco no país é o Novo Palácio de Potsdam. 

Para criar uma decoração inspirada nesse estilo, aposte em um piso igualmente detalhado e marcante, como o piso de madeira Versailles, que é fabricado artesanalmente, peça por peça, para criar um visual belo e único. 

 

Imagem de uma construção com grandes janelas e diversas esculturas ao seu redor no estilo de arquitetura barroca. Na frente, uma calçada com pessoas circulando e ao fundo, outra construção no mesmo estilo.

Foto de Florian Peeters na Unsplash

 

5 – Arquitetura modernista 

Avançando um pouco no tempo, o estilo modernista é marcado por linhas limpas, formas geométricas simples e uso de materiais modernos, como concreto e vidro. Ele prevaleceu na Europa durante o século XX e teve contribuições fundamentais da Escola Bauhaus, que trouxe inovações para a arte ao unir beleza e funcionalidade. O modernismo está presente em vários edifícios comerciais e residenciais na Alemanha, como a Casa Schminke, em Löbau. 

Para transportar esse estilo para sua residência, opte por uma paleta de cores claras e neutras, móveis com linhas retas e materiais típicos do estilo industrial, como metal e concreto expostos no teto e nas paredes. Essa estética combina perfeitamente com nossos pisos de madeira de demolição, que adicionam um toque rústico e acolhedor ao ambiente.  

 

Imagem de uma construção branca com dois andares, com escada e sacadas em grades no estilo de arquitetura modernista, com árvores sem folhas ao redor.

Créditos: © Arch Scharoun

 

6 – Arquitetura contemporânea 

Por fim, a arquitetura contemporânea é caracterizada pela experimentação, inovação e uso de tecnologia avançada para integrar o passado e o presente do país. Esse estilo de arquitetura também preza pela sustentabilidade e funcionalidade, podendo ser visto no Allianz Arena, que atualmente é o estádio oficial do Bayern de Munique. 

Pensando na sustentabilidade que esse estilo promove, você pode unir os traços da arquitetura contemporânea com variados pisos e revestimentos de madeira da Indusparquet para criar uma decoração inovadora, consciente e ecológica.  Clique aqui e confira mais dicas sobre o estilo contemporâneo! 

 

Imagem de uma rua com o estádio do Bayern de Munique ao fundo, com as luzes acesas na cor vermelha e o topo branco.

Foto de Herr Bohn na Unsplash

 

Todos os estilos acima podem inspirar a construção e decoração da sua residência. Ao unir seu tipo de arquitetura favorito com os pisos de madeira da Indusparquet, é possível criar ambientes acolhedores, belos, confortáveis e únicos. Clique aqui para conhecer todos os modelos em nosso site! 

 

______________________ 

Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas de arquitetura e decoração que fazem sucesso nos quatro cantos do mundo. Acesse e confira! 

 

Leia também: 

Arquitetura pelo mundo: Paris 

Conheça a cidade de madeira na Suécia 

Entenda o que é a estética Kitsch 

 

Compartilhe

Interessou?