O que você está procurando?

Arquitetura pelo mundo: Brasil

A arquitetura brasileira recebe influência de diversas épocas e lugares do mundo, resultando em uma estética plural e encantadora. Saiba mais sobre suas características e principais estilos arquitetônicos presentes no país!

O Brasil possui uma diversidade cultural inigualável. De norte a sul, o país apresenta uma variedade de estilos arquitetônicos que contam a história de seu passado e misturam influências indígenas, coloniais, modernistas e diversas outras. 

A seguir, te contamos mais detalhes sobre a história da arquitetura no Brasil, suas principais características e estilos predominantes. Leia e descubra! 

 

Qual é a história da arquitetura no Brasil? 

 

Museu do Ipiranga do lado externo com árvores ao redor e pessoas caminhando

Museu do Ipiranga – Foto de Guilherme Bellotti no Unsplash

 

A história da arquitetura no Brasil começa com as construções indígenas, que eram feitas com diversos materiais naturais, como madeira, palha e barro. Contudo, com a chegada dos colonizadores portugueses, surgiram novos tipos de arquitetura inspirados na Europa. Também há grandes contribuições africanas. 

Podemos dizer que o desenvolvimento urbano do país teve início na década de 1530, devido à instauração das Capitanias Hereditárias, uma divisão administrativa criada para organizar a colonização da região.  

De lá para cá, diferentes culturas, técnicas e conhecimentos se fundiram para criar os monumentos espalhados pelo Brasil, como veremos daqui a pouco. 

 

 Como criar uma decoração brasileira? 

 

Imagem de uma sala com uma bandeja sobre uma pedra, armário de madeira ao lado e ao fundo uma estante também de madeira. O ambiente é iluminado com luz suave, e o piso é de madeira multistruturada Lugano Affumicato.

Multiestruturado Lugano Affumicato por Anik Mourão

 

Apesar de ser formada por diversas culturas, a decoração brasileira possui elementos únicos e característicos do nosso país, que valorizam a riqueza e a pluralidade que encontramos por aqui.  

Para ressaltar a brasilidade na sua casa, invista em plantas tropicais e outros elementos naturais, como os pisos e revestimentos de madeira. Na Indusparquet, você encontra opções nas mais variadas espécies e tonalidades, que destacam a diversidade da nossa flora e promovem o conforto térmico, sofisticação e bem-estar emocional que seu lar precisa. Acesse nosso site e confira todos os modelos! 

Para a paleta de decoração, aposte no verde e nos tons terrosos para representar os biomas nacionais. Já o amarelo, vermelho e laranja são ideais para representar as frutas e flores da região. Além disso, dê destaque para o artesanato e obras de arte genuinamente brasileiras. Clique aqui e saiba mais sobre a brasilidade na decoração!

 

Quais são as características da arquitetura brasileira?

 

Foto externa do Parque Henrique Lage repleto de área verde ao redor e uma fonte no centro da imagem

Parque Lage – Foto de Gabriel Santos na Unsplash

 

Marcadas pela diversidade, as arquiteturas brasileiras combinam elementos tradicionais com contemporâneos e locais com estrangeiros. Tudo de maneira única e extraordinária. Para destacar um traço presente na maioria dos projetos, podemos citar a integração com a natureza, seja pelo uso de plantas na decoração ou de materiais naturais na construção – como madeira, barro e pedra. Além disso, muitos monumentos nacionais são projetados para aproveitar o clima tropical e, por isso, contam com grandes janelas e espaços abertos. 

 

Quais são os principais estilos arquitetônicos do Brasil? 

 

Como vimos, nosso país recebe influência de diversas épocas e lugares do mundo. A seguir, você confere seis dos principais tipos de arquitetura brasileira

 

1 – Arquitetura indígena brasileira 

Não podemos falar da arquitetura nacional sem mencionar a mais antiga e original do país: a indígena. Nas aldeias, as ocas costumam ser dispostas em ângulos retos para formar uma espécie de pátio central, em que ocorrem diversas atividades do dia a dia. 

Cada tribo possui suas próprias técnicas e preferências, mas, de maneira geral, as construções são marcadas pelo uso de madeiras, galhos, cipós e folhas na cobertura. Já o piso é comumente feito com barro assentado, como mostra a imagem abaixo.

 

Oca indígena vista de fora

Oca – Imagem: Reprodução/TV Integração /G1

 

2 – Arquitetura colonial brasileira 

O estilo colonial seguia os padrões estabelecidos nas Cartas Régias, que determinavam como as construções deveriam ser. Entre as principais características das casas dessa época, podemos citar as colunas, telhas de barro e janelas de madeira. Já as igrejas do período colonial são caracterizadas pelo excesso de ornamentos, graças à influência do Barroco. 

Atualmente, temos dois grandes exemplos preservados desse tipo de arquitetura que fazem muito sucesso no Brasil e são visitados por turistas do mundo inteiro: o centro histórico de Paraty, no Rio de Janeiro, e o Pelourinho, em Salvador.  

 

Rua de paralelepípedo do Pelourinho, com diversas casas coloridas e algumas pessoas caminhando

Pelourinho – Créditos: Mattheus Miranda/bahia.ba

 

3 – Arquitetura barroca brasileira 

Assim como em outros lugares do mundo, o estilo barroco no Brasil é fortemente relacionado aos monumentos religiosos, principalmente às igrejas católicas. Aqui, o período foi bastante influenciado pelo movimento Rococó, que surgiu na França durante o século XVIII. Por conta disso, podemos facilmente encontrar projetos em que a madeira se mescla com o ouro para apresentar ornamentos curvilíneos e ricos em detalhes. 

Os principais registros do estilo barroco nacional estão concentrados em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. Entretanto, também podemos encontrar bons exemplos na divisa com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 Interior da Igreja Nossa Sra. do Rosário, com bancos de madeira escura, paredes e forro com pinturas decorativas e as colunas têm pintura em escaiola

Igreja Nossa Sra. Do Rosário – Foto de Feliphe Schiarolli na Unsplash

 

4 – Arquitetura neoclássica brasileira 

O neoclassicismo é uma resposta ao movimento barroco e traz uma nova versão do estilo clássico. Ele é caracterizado por desenhos simples e simétricos, frontões, cúpulas, colunas e materiais refinados, como granito e mármore. 

Ele se tornou bastante popular no Brasil ao longo do século XIX e resultou em diversos monumentos históricos que são apreciados até hoje, como o Museu do Ipiranga, em São Paulo, e o Teatro Amazonas, em Manaus. 

 

Área externa do Teatro Amazonas, onde é possível ver a enorme cúpula, composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira e o céu azul ao fundo

Teatro Amazonas – Créditos: Roberto Castro/MTur

 

5 – Arquitetura moderna brasileira 

O modernismo surgiu no século XX e é um dos estilos mais famosos do mundo inteiro. Ele é conhecido por suas formas geométricas limpas e sem ornamentações, que utilizam materiais simples para criar monumentos grandiosos.  

Entre as obras icônicas desse tipo de arquitetura, destacam-se o Congresso Nacional, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Edifício Copan. 

 

Área externa do Congresso nacional onde é possível ver um bloco-plataforma horizontal, uma semiesfera à esquerda, um hemisfério à direita e, duas torres gêmeas no centro

Congresso Nacional – Foto de Ramon Buçard na Unsplash

 

6 – Arquitetura contemporânea brasileira 

Por fim, o estilo contemporâneo combina tradição e inovação para criar projeto funcionais, tecnológicos e, acima de tudo, sustentáveis. Suas construções prezam por materiais ecológicos e reciclados, a fim de diminuir os resíduos e os danos ambientais. 

A arquitetura brasileira contemporânea está espalhada por diversos estados do país. Entre as obras mais populares estão o Museu do Amanhã (Rio de Janeiro – RJ), Instituto Inhotim (Brumadinho – MG), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói – RJ) e a Estação Cabo Branco (João Pessoa – PB). 

 

Área externa do museu do amanhã, com sua estrutura predominante de metal, contrastando com o céu azul, sustentado por dois pilares, dando a impressão de que está flutuando

Imagem: Museu do Amanhã – Prefeitura do Rio de Janeiro

 

____________________ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas de decoração e arquitetura para tornar sua casa acolhedora e sofisticada. Acesse e fique por dentro das tendências! 

  

Leia também: 

Arquitetura pelo mundo: Roma 

Decoração de casas de campo, sítios e chácaras 

Arquitetura brutalista: origem e características

Compartilhe

Interessou?