A arquitetura de Roma moldou o mundo em que vivemos de diversas maneiras: o uso de concreto e o surgimento de arcos foram revolucionários e permitiram a construção de estruturas mais complexas, leves e duráveis. Mesmo séculos depois de sua origem ela continua sendo uma grande fonte de inspiração quando pensamos em monumentos imponentes e engenhosos, como o Coliseu e o Panteão.
No artigo de hoje você descobre mais detalhes sobre a história da arquitetura romana, suas principais características e projetos arquitetônicos famosos da capital italiana. Confira!
Vaticano: um país em meio a Roma
Antes de falarmos sobre a arquitetura, vale ressaltar que, ainda que muitas pessoas achem que o Vaticano é um monumento de Roma, na verdade trata-se do menor país do mundo, que fica cercado pela capital italiana e possui apenas 0,44 km². Apesar do tamanho, é um dos locais mais visitados do mundo inteiro, tanto por católicos quanto por turistas que desejam apenas apreciar sua majestosidade.
Contribuindo para a decoração dos interiores das construções, a Indusparquet teve a honra de levar os pisos de madeira para dentro da Casa Santa Marta, um palácio localizado ao lado da Basílica de São Pedro. Para proporcionar mais conforto e sofisticação aos ambientes, o piso escolhido foi o taco Cumaru, instalado em ziguezague horizontal para criar o padrão Espinha de Peixe, que alonga os cômodos e confere ainda mais personalidade à decoração. Confira alguns registros, a seguir:
Para replicar a decoração do palácio na sua casa, combine o piso de madeira Cumaru com móveis de madeira maciça curvados e ornamentados, como os sofás e poltronas acima. Lustres e abajures com lâmpadas amareladas também contribuem para um visual acolhedor e sofisticado. Acesse nosso site e conheça os modelos de piso disponíveis!
Quando surgiu a arquitetura romana?
A arquitetura da Roma Antiga surgiu no século II a.C. e era influenciada por duas culturas muito importantes da época: a grega e a etrusca. Da Grécia, vieram os estilos Jônico, Dórico e Coríntio, que inspiraram a criação dos estilos toscano e compósito (de origem romana). Atualmente, esses cinco conceitos são conhecidos como as ordens clássicas da arquitetura.
Já quando falamos dos etruscos (povos da Antiguidade que habitavam a península Itálica), acredita-se que as principais contribuições tenham sido para a construção de pontes, arcos, aquedutos e sistemas de drenagem.
Dessa forma, podemos dizer que a arquitetura em Roma provém da união de aprendizados de outros povos. Contudo, os romanos se apropriaram dessas técnicas e aprimoraram algumas, tornando-as mais complexas e funcionais.
No século I d.C. Roma já apresentava projetos artísticos e arquitetônicos mais originais, que superaram as influências gregas e etruscas. Com palácios, templos e teatros, o império romano foi estabelecendo sua grandiosidade no Ocidente.
No século seguinte, o uso de concreto, tijolos e ladrilhos contribuiu para o surgimento de construções maiores e mais leves, sem necessidade de tantos suportes. Foi então que apareceram diversos símbolos característicos da arquitetura romana antiga, como os tetos abobadados e domos.
Quais são as principais características da arquitetura romana?
Além das ordens toscana e compósita, uso de concreto e construções leves, a arquitetura clássica romana também consolidou outras características muito importantes para o segmento. Uma delas é a monumentalidade: as construções romanas eram imponentes e grandiosas, transmitindo a força e o poder de seu império.
Além disso, priorizavam a praticidade e funcionalidade para que os projetos atendessem às necessidades da vida urbana. Por fim, também podemos destacar a simetria, amplitude, luxo e solidez como elementos fundamentais desse tipo de arquitetura.
Quais são os projetos arquitetônicos mais famosos de Roma?
A evolução e a herança da arquitetura romana podem ser vistas atualmente em diversos locais da cidade, que se tornaram pontos turísticos e patrimônios históricos. Conheça alguns dos principais projetos arquitetônicos abaixo:
1 – Coliseu
Mesmo em ruínas, o Coliseu continua sendo um monumento imponente e um dos mais importantes da região. Antigamente, era um palco de combates entre gladiadores, execuções e espetáculos grandiosos, que abrigava até 80 mil espectadores. Atualmente, é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e um Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
2 – Panteão
O Panteão é um templo dedicado a todos os deuses, que impressiona os turistas e arquitetos por possuir a maior cúpula de concreto sem suporte do mundo. Com 43,4 metros de altura, ele possui uma abertura no topo que possibilita a entrada da luz e cria um efeito mágico no interior.
3 – Arco de Constantino
O arco triunfal abaixo foi erguido para celebrar a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio. Seus relevos e esculturas esculpidas em mármore narram a batalha e exaltam a força do imperador, que chegou ao poder em 306 d.C.
4 – Fórum Romano
O Fórum Romano era o coração pulsante da Roma Antiga, onde acontecia a vida política, religiosa, social e cultural da cidade. Entre ruínas de templos, basílicas e arcos, o local funciona nos dias de hoje como um museu a céu aberto, atraindo milhares de visitantes.
___________________
Aqui no blog da Indusparquet você confere diversas dicas de arquitetura e decoração para utilizar na sua casa. Confira e fique por dentro das tendências!
Leia também:
Arquitetura brutalista: origem e características
Arquitetura pelo mundo: Alemanha