O contrapiso é a camada intermediária de concreto ou argamassa aplicada sobre uma base no piso, na estrutura de edificação, e que permite o melhor nivelamento e caimento dos pisos de acordo com as necessidades de cada ambiente, cumprindo seu objetivo de base para o acabamento, os pisos, como assoalho de madeira, piso de madeira, mantas ou placas, é um processo fundamental em qualquer obra.
Um exemplo prático para entender a função do contrapiso e o como ele é importante, são os banheiros, quando é feita uma inclinação no piso do box, para que a água escorra até o ralo, essa inclinação só é possível ser feita por conta da aplicação do contrapiso.
É importante aprender algumas características do contrapiso para uma aplicação correta, garantindo a funcionalidade do ambiente e a qualidade do piso a longo prazo.
Por isso, esclareça suas dúvidas e confira as principais dicas que o Grupo Indusparquet separou para você:
O contrapiso serve para regularizar a base para recebimento de piso, ser suporte para fixação de revestimentos e demais componentes de instalações, possibilitar ou corrigir desníveis entre ambientes, construir declividades para escoamento e corrigir defeitos da base.
O contrapiso convencional, o autonivelante e a argamassa pronta são os principais tipos de contrapisos usados no Brasil.
Na instalação de piso de madeira, geralmente é utilizado o contrapiso convencional, feito de areia e cimento: três partes de areia para uma de cimento.
A espessura do contrapiso pode variar por conta do tipo de revestimento a ser utilizado, ou de acordo com o projeto. De modo geral, o contrapiso é confeccionado em espessuras que variam de 3cm a 5cm.
O processo de instalação do contrapiso difere por conta do tipo de piso e revestimento a ser recebido, além do ambiente em questão, esses aspectos devem ser avaliados por um técnico capacitado, que se responsabilizará em seguir as normas técnicas vigentes e em supervisionar a construção correta do contrapiso.
Os construtores utilizam uma desempenadeira de aço – ferramenta utilizada nas construções civis – para dar o acabamento do contrapiso, o que deixa o acabamento mais liso.
Dica: Para deixar o contrapiso liso não é necessário fazê-lo de cimento queimado, pois o material dificulta a evaporação de umidade e pode afetar a aderência do adesivo do revestimento.
O tempo de cura de um contrapiso pode variar bastante, em ambientes internos é recomendado aguardar 6 dias por centímetro de espessura do contrapiso. Após este período, é utilizado equipamentos adequados para medir as condições de umidade.
Dica: As medições de umidade do contrapiso devem ser realizadas por empresas ou profissionais qualificados, tendo-se em vista os diversos fatores que afetam no processo de secagem do contrapiso.
É importante que o processo de impermeabilização seja desenvolvido por técnicos da construção, de acordo com as normas estabelecidas e o projeto.
Nós da Indusparquet, sempre recomendamos um complemento de impermeabilização à base de poliuretano, que ajuda no processo de vedação sem comprometer a fixação do adesivo.
Dentre as inúmeras vantagens do contrapiso, podemos listar algumas que levamos em consideração, o contrapiso bem aplicado pode diminuir consideravelmente os gastos com adesivos ou mantas de regularização, corrigir desníveis na laje do piso e garantir a resistência dos pisos dos efeitos do uso do dia a dia.
Todas as lojas do Grupo Indusparquet possuem esse serviço próprio ou terceirizado, entre em contato com a loja mais próxima para saber melhor sobre o serviço de contrapiso.
Compartilha com alguém que precisa saber tudo sobre contrapiso!
Leia também:
Como conservar seu piso de madeira
Reforma do piso de madeira: como fazer?
Adeus, cera: saiba como limpar corretamente seu piso de madeira