O piso de madeira oferece muitas vantagens para a sua casa, e duas delas são a atemporalidade e versatilidade: além de não sair de moda com o passar dos anos, a madeira pode ser combinada com diversas texturas, formatos e cores para criar ambientes únicos, que vão do clássico ao contemporâneo.
Seja qual for sua preferência ou estilo, pode ter certeza de que há um piso de madeira que vai ornar com ele. Inclusive, essa teoria foi comprovada na palestra sobre tendências de cores que a Sherwin-Williams realizou em nossa loja de Moema, no dia 17 de agosto. Ao todo, foram apresentadas 40 cores em uma coleção exclusiva, organizada em quatro paletas únicas que se conectam com as madeiras brasileiras. Tudo isso no comando da designer Danni Couto, criadora do perfil Esse Detalhe Você Não Viu.
Se interessou e quer saber mais sobre as cores de parede, objetos e móveis que combinam com piso de madeira? Então fique por aqui e confira nossas inspirações, a seguir!
As cores neutras são representadas pelo branco, preto, cinza, bege, creme e diversas tonalidades de marrom. Por serem mais discretas, são excelentes para quem não quer correr o risco de enjoar da decoração com o passar do tempo. Mas não pense que elas são básicas: com a composição certa, elas têm o poder de transformar ambientes e realçar detalhes da decoração.
Na imagem acima, temos a combinação de piso de madeira clara com móveis brancos. Essa decoração clássica e monocromática oferece mais luminosidade e continuidade ao ambiente, dando a sensação de amplitude. Ótima escolha para apartamentos e outros espaços compactos.
Entretanto, se você estiver procurando por uma decoração com mais contraste, que tal combinar a madeira com a cor preta? Na referência abaixo, o piso de madeira Cumaru se une às paredes claras – de tijolo branco e cimento queimado – e aos móveis e eletrodomésticos pretos para criar uma cozinha moderna e com um toque industrial.
Se você não quiser ir para nenhum extremo, pode apostar na cor cinza, como vemos na sala de estar abaixo. A parede cinza com o piso de madeira multiestruturado Cumaru Elegance garante uma decoração clean e sofisticada. Para destacar pequenos detalhes, você pode se inspirar na imagem, a seguir, e adicionar objetos pretos ao cenário, bem como plantas ornamentais para uma beleza natural.
Os tons terrosos também são considerados cores neutras e são muito procurados por quem deseja inserir aspectos da natureza em ambientes internos, utilizando o piso e objetos decorativos para fazer uma sobreposição de tons de marrom. Confira, a seguir, um exemplo de casa com piso de madeira Cumaru:
Se você está em busca de cores que combinam com piso de madeira escuro ou claro, recomendamos investir no azul, verde ou roxo, que juntos formam o grupo de cores frias. As tonalidades mais escuras são capazes de tornar o ambiente mais reservado. Já os tons vibrantes são responsáveis por garantir um espaço alegre, leve e descontraído.
Se estiver pensando em reformar sua área gourmet, temos uma ótima dica: o deck de madeira harmoniza perfeitamente com um azul vibrante e com os diversos tons de verde que a natureza proporciona, resultando em um ambiente aconchegante e orgânico.
Agora vamos ao ambiente interno: o azul e verde em tons pastéis são bons exemplos de cores para sala com piso de madeira clara, como o multistruturado de Carvalho. A suavidade dos tons pastéis é traduzida em leveza e elegância, tornando os ambientes luminosos, amplos e aconchegantes.
Por ser um material versátil, o piso de madeira também pode ser combinado com cores quentes para criar espaços vibrantes e ainda fazer a sobreposição da madeira com tonalidades de laranja, amarelo e vermelho.
Com um tom que remete levemente ao terroso, o laranja é uma cor de parede que combina com madeiras mais escuras – como o Elegance Jatobá – para manter uma paleta equilibrada, sem abrir mão de um ambiente moderno e despojado.
O amarelo também combina tanto com madeiras escuras quanto claras, trazendo alegria para o espaço. Como você pode ver na imagem abaixo, ele é mesclado com cores neutras e frias para decorar a área externa:
Assim como nessa e em outras referências que vimos acima, as três temperaturas de cores podem ser misturadas – em diversas intensidades – para criar composições complementares, meio-complementares ou análogas.
Para seguir com essa proposta, recomendamos que utilize uma cor neutra como base e vá adicionando detalhes em cores frias ou quentes para destacá-los. No exemplo abaixo, o piso multistrato de demolição Cumaru foi combinado com uma base branca. Além disso, foram escolhidos móveis em cores neutras – como o sofá cinza, as cadeiras pretas e a poltrona marrom – e objetos de decoração tanto nas cores frias quanto quentes, como é o caso das bolas de bilhar, quadros com ilustrações e shapes de skate pendurados no fundo branco.
Além das referências que reunimos nesse artigo, há diversas opções de decoração que combinam com seu estilo. Em nossa conta oficial do Pinterest, você encontra tendências e inspirações para todos os tipos de ambiente, desde residenciais até corporativos. Clique aqui para acessá-la e nos siga para acompanhar todas as novidades!
Conheça o muxarabi, uma das tendências da decoração de casa
Decoração com piso de taco: conheça as opções para sua casa
Mármore com madeira: como combinar os materiais na decoração de casa