O que você está procurando?

Decoração com antiguidades: saiba como valorizar os itens

As antiguidades estão em alta e combinam com diversos elementos modernos e contemporâneos para criar uma atmosfera sofisticada, nostálgica e acolhedora. Saiba como escolher as peças certas e utilizá-las na decoração!

As antiguidades são excelentes escolhas para quem deseja criar uma decoração vintage, com um toque elegante e repleto de histórias para contar. Entretanto, achar os itens certos e combiná-los com a casa pode ser uma tarefa desafiadora. 

Para te ajudar, preparamos um artigo com dicas para equilibrar e valorizar as antiguidades na decoração junto com os pisos de madeira da Indusparquet. Leia e saiba mais! 

 

Qual é a diferença entre antigo e antiguidade?

 

Imagem de uma cadeira de madeira ao lado de uma mesa de canto com uma planta e objetos decorativos, quadros acima e uma janela na outra parede. Ao lado, uma mesa de madeira decorada rodeada por cadeiras e ambos os espaços com piso de madeira multistrato de cumaru de demolição.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Antes de seguir com as dicas, é importante entender a diferença entre antigo e antiguidade. Embora esses termos sejam bastante usados como sinônimos, eles têm significados diferentes no mundo da decoração. 

Para que uma peça ser considerada antiga, ela deve ter pelo menos 100 anos. Já para ser vista como antiguidade ela deve ter pelo menos mais de 100 anos e ainda ter um valor histórico ou cultural significativo. Ou seja, toda antiguidade é antiga, mas nem toda peça antiga é uma antiguidade. 

 

Como usar antiguidades na decoração?

 

Imagem de uma sala com sofás, poltronas e mesas de canto com abajur. No centro, um tapete com uma mesa de centro decorada, cortinas e um lustre grande. Ao lado, uma mesa rodeada de cadeiras com um lustre suspenso sobre ela, e ao fundo, outra sala.

1 – Peroba Mica por Flavio Moura – Foto: Chico Diniz | 2 – Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

A primeira dica é utilizar antiguidades que se destaquem no ambiente. Por exemplo, para criar uma decoração vintage para sala, vá em antiquários e procure por um sofá, cômoda ou espelho grande. Para os quartos, você pode buscar por poltronas, baús e penteadeiras. Já para a sala de jantar, invista em mesas, cadeiras, aparadores e cristaleiras. 

É claro que objetos pequenos e decorativos, como bules e travessas, também são bem-vindos, mas eles sozinhos não geram impacto na decoração, podendo passar batido por quem olha o ambiente.  

Outra sugestão é misturar dois estilos de decoração. As antiguidades criam um contraste interessante com elementos modernos e contemporâneos. Ao criar uma decoração com móveis antigos e novos, você evita que sua casa fique com um visual de museu. Para garantir a harmonia do cenário, busque por peças que se unam por meio de materiais, cores ou texturas semelhantes. 

 

Imagem de uma sala com piso de madeira cumaru demolição com um sofá florido azul e rosa e almofadas coloridas, um tapete rosa, uma mesa de centro com objetos e duas cadeiras transparentes. De um lado do sofá há uma mesa de canto com uma flor, do outro um armário com abajur e outros objetos e na parede cinza há quadros.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Por fim, vem a dica mais importante: faça as reformas necessárias para prolongar a vida do objeto, mas sempre preservando sua história. Os desgastes naturais ressaltam a passagem do tempo e são responsáveis pelo caráter nostálgico e afetivo das antiguidades. 

 

Quarto com mesa de cabeceira de madeira escura, abajur, ao lado de uma janela de madeira escura

Decoração para quarto vintage – Imagem de lifeforstock em Freepik

 

Qual piso de madeira combina com antiguidades? 

 

corredor com assoalho de madeira, armário buffet antigo de madeira escura e um abajur em cima do móvel

Assoalho Cumaru por Estevão Germano – Foto: Yuri Renó Martins

 

A escolha do piso tem um grande impacto na forma como as antiguidades se destacam na decoração. Para ressaltar a estética vintage com muita sofisticação e conforto, recomendamos três tipos de pisos de madeira: 

1 – Piso escuro: o piso de madeira escura proporciona um belo contraste com antiguidades claras e com detalhes dourados, destacando tanto o chão quanto a mobília. Opte por espécies como Jatobá, Sucupira e Ipê

2 – Piso claro ou médio: por outro lado, o piso claro ou médio irá complementar a decoração com antiguidades de madeira escura, criando um ambiente harmonioso. Você pode gostar da madeira Cumaru, Tauari, Carvalho, Peroba Mica e Peroba Dourada

3 – Piso Antiquity: para ressaltar a estética vintage, aposte no nosso piso de madeira Antiquity. Ele apresenta desgastes propositais que rementem à madeira envelhecida e de demolição, só que em um piso totalmente novo.  

Acesse nosso site e confira os detalhes de cada opção. Se preferir, vá até a loja mais próxima e conte com a ajuda da nossa equipe de vendedores para escolher o piso que mais combina com a sua casa e suas antiguidades. Estamos à disposição para tornar seu lar ainda mais acolhedor e elegante! 

_____________________ 

Gostou das dicas? Aqui no blog da Indusparquet você descobre os principais estilos de decoração e tendências para incorporar na sua casa, além de centenas de inspirações com pisos e revestimentos de madeira. Confira! 

 

Leia também: 

Casa de Vó: como usar a madeira para criar uma decoração afetiva 

Decoração de casas de campo, sítios e chácaras 

Guia de cores: como utilizar preto na decoração 

Compartilhe

Interessou?