O que você está procurando?

Casa de Vó: como usar a madeira para criar uma decoração afetiva

A madeira pode estar presente em pisos, revestimentos e móveis para criar uma atmosfera nostálgica e acolhedora, assim como a casa de vó. Leia o artigo e saiba como montar uma decoração afetiva!

A decoração da casa envolve muito mais do que escolher móveis e cores que agradem os moradores. É também uma oportunidade de refletir nossa história pessoal e valorizar a memória por meio de elementos que nos trazem lembranças especiais e afeto. Nesse sentido, uma ótima referência de decoração afetiva é a casa dos avós, que representa uma atmosfera acolhedora e nostálgica para a maioria das pessoas.  

A apreciação das recordações é uma tendência que cresce cada dia mais, e a madeira desponta como um elemento natural, versátil e atemporal que desempenha um papel fundamental na decoração de casas afetivas. 

A seguir, você descobre mais sobre o conceito e como criar uma decoração cheia de lembranças utilizando madeira e outros elementos nostálgicos. Leia e saiba mais! 

 

Qual é o significado de decoração afetiva? 

 

 Imagem de uma sala com assoalho de madeira Cumaru e móveis antigos: ao fundo, um sofá com quadros pendurados na parede; na frente, uma poltrona e uma mesa lateral com um abajur; uma mesa de centro com objetos em cima e um tapete; ao lado, um armário de madeira com objetos em cima e um espelho pendurado na parede.

Assoalho de madeira Cumaru por Estevão Germano – Foto: Yuri Renó Martins

 

A decoração afetiva é um conceito que tem se tornado cada vez mais popular no design de interiores. Ela visa resgatar lembranças que fazem parte da nossa trajetória para refletir o passado e história da família no lar, tornando-o ainda mais acolhedor, intimista e cheio de personalidade. 

Por meio de fotos, heranças e itens pessoais, é possível recordar bons momentos e despertar uma sensação de nostalgia em todos que visitam sua casa. Para isso, você não precisa se preocupar com regras de decoração nem paletas de cores, mas sim priorizar itens que tenham um significado especial para você. 

 

Como utilizar a madeira na decoração de casa de vó? 

 

Na decoração, a madeira cria uma atmosfera acolhedora e convidativa, proporcionando conforto térmico e bem-estar.  Ela pode estar presente em heranças transmitidas de geração em geração, como adornos e móveis de madeira típicos de casas de vó. 

Peças como cadeiras de balanço, aparadores, cristaleiras, poltronas para sala e mesas de jantar com detalhes entalhados trazem um ar de tradição e durabilidade, além de carregarem a história e a memória das gerações passadas. 

Já quando falamos de pisos de madeira, existem diversos tipos que reforçam a nostalgia, com um toque sofisticado e natural. Confira algumas recomendações abaixo: 

 

1 – Taco de madeira 

Os tacos de madeira são peças tradicionais da arquitetura brasileira, muito presentes nas casas das décadas de 1950 a 1980 – conhecidas atualmente como as casas dos avós. São pequenas réguas de madeira maciça que podem ser dispostas de diferentes formas para criar padrões no piso, com o Chevron, Espinha de Peixe e Dama. 

 

Imagem de um quarto com tons de verde e piso de taco de madeira tradicional chevron carvalho. Ao fundo, uma parede com papel de parede floral, onde se destaca uma cama encostada com almofadas. Ao lado, um armário baixo redondo com um lustre e um vaso com flores. Na segunda imagem, o lustre está aceso.

Taco Tradicional Chevron Carvalho por Sig Bergamin – Foto: Isaac Freitas

 

2 – Assoalho de tábuas largas 

O assoalho de madeira é caracterizado como um piso com tábuas mais largas, que destacam a beleza e as características naturais da madeira. Ele cria um visual elegante, lembrando as casas antigas de alto padrão. 

 

 Imagem de um ambiente com assoalho multistrato de cumaru de demolição, com um sofá-cama no centro, acompanhado de almofadas e mantas. À frente, um armário de madeira, e ao lado, quadros pendurados. Ao fundo, prateleiras com objetos decorativos.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

3 – Piso de madeira envelhecida 

O piso de madeira envelhecido, também conhecido como piso de demolição, traz uma estética vintage e desgastada que é ideal para criar uma decoração com memória afetiva. Esses pisos possuem marcas, ranhuras e desgastes que transmitem histórias e celebram o passado. 

 

 Imagem de um ambiente com deck de madeira de demolição cumaru, onde poltronas de diferentes modelos estão espalhadas pelo espaço, que também possui outros móveis e é rodeado por grandes janelas com cortinas.

Deck Demolição Cumaru – Foto: Caco Borges

 

4 – Piso de madeira clara ou patinada 

Por fim, as madeiras claras, como o Carvalho, têm um aspecto mais suave e delicado, transmitindo uma sensação de luminosidade e tranquilidade. Essas tonalidades de madeira criam uma atmosfera nostálgica e remetem aos ambientes serenos da infância. Além disso, os pisos de madeira com acabamento patinado também podem ser uma opção interessante para evocar a memória afetiva.

 

 Imagem de um piso multistrato de carvalho bianco com um baú com tampa, um suporte com velas, um vaso de vidro e, ao fundo, um quadro no chão. Ao lado, vê-se a ponta de uma cama.

Piso Multistrato Carvalho Bianco – Acervo Indusparquet

 

Mais dicas para criar uma decoração com antiguidades!

 

 Imagem de duas fotos, ambas com assoalho de madeira multistrato de cumaru de demolição. Na primeira, uma sala com um sofá floral, quadros na parede, uma planta ao lado do sofá e outra em cima da mesa de centro, com outros objetos. Na segunda, uma parede com prateleiras cheias de objetos, pequenos relógios pendurados na parede e uma luz acesa no chão.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

Os objetos pessoais ajudam a valorizar a memória afetiva na decoração de uma casa: fotografias antigas, cartas, livros e lembranças de viagens criam pontos de interesse e conversas, além de trazer à tona memórias e histórias que são importantes para nós. 

A presença de plantas também pode contribuir para o conceito: uma planta que foi presenteada por alguém querido ou que tenha um significado especial para nós traz muito mais do que beleza natural, mas também a lembrança dos momentos compartilhados com aquela pessoa. 

Por fim, é importante lembrar que a memória afetiva na decoração não está relacionada apenas aos objetos materiais, mas também à funcionalidade dos espaços. A cozinha onde aprendemos a cozinhar com nossos avós, a sala de estar onde reunimos a família para conversar ou o quarto onde dormimos quando éramos crianças são exemplos de espaços que podem ser projetados e decorados levando em consideração as memórias e experiências que queremos preservar. 

Seja qual for sua ideia, a Indusparquet conta com os pisos de madeira ideais para garantir o conforto, a nostalgia e o acolhimento que seu lar merece. Clique aqui e confira todos os modelos disponíveis em nosso site! 

_____________________ 

Gostou do conteúdo? No blog da Indusparquet você confere diversas dicas de decoração para todos os estilos e ambientes. Acesse e saiba mais! 

 

Leia também: 

Brasilidade: saiba como usar essa tendência de decoração na sua casa  

Ideias de home office: dicas para montar o canto de trabalho 

Entenda o que é a Estética Kitsch 

 

Compartilhe

Interessou?