O ano de 2022 chegou e, após as festas de fim de ano e férias escolares, muitos ainda estão enfrentando a volta à rotina e ao trabalho. A chegada de um novo ano, no entanto, não alterou as dinâmicas de trabalho implantadas ao longo dos anos de pandemia e o home office continua sendo a menina dos olhos de mais de oito milhões de trabalhadores que puderam aderir ao formato (IPEA) desde 2020.
Mesmo com a ampla vacinação, a retomada diária ao trabalho presencial parece não ser mais uma perspectiva realista. Uma pesquisa recente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) demonstrou que cerca de 80% dos participantes estão plenamente satisfeitos com o modelo, o que reflete um movimento geral que vê no home office uma oportunidade de manter a produtividade das tarefas de trabalho com as facilidades da vida doméstica.
Ao longo deste período, a demanda por escritórios personalizados em casa, com projetos de arquitetura altamente funcionais, apenas cresceu. Isso porque ter um ambiente destinado exclusivamente ao trabalho melhora a produtividade, a organização mental de tarefas e o momento posterior de descanso, quando é possível se desconectar fisicamente do ambiente para aproveitar os demais espaços de casa.
Para inspirar um ambiente agradável e funcional neste retorno ao trabalho, a Indusparquet separou algumas dicas para inspirar a decoração de seu home office; confira:
Os pisos de madeira do Grupo Indusparquet garantem conforto e versatilidade para o projeto, sendo um coringa em diversas composições estéticas por sua neutralidade. As diversas opções de cores, texturas, padrões e acabamentos atendem aos mais diversos estilos e projetos para home office:
Composições com painéis e mobiliário em madeira remetem ao conforto e intimismo e tendem a carregar pouco contraste devido aos tons orgânicos de diferentes peças que se sobrepõem.
O uso de composições em tons neutros como preto e branco carrega ares de elegância e modernidade e transmitem a ideia de poder. O branco remete a ritmo e fluidez de ideias enquanto o preto é associado ao direcionamento de foco e autoridade.
Popularizado nos últimos anos por sua praticidade, o estilo é marcado pelo uso de peças com acabamento rústico em ferro e madeira. Com um minimalismo único, as composições industriais são associadas a um perfil jovem e despojado.
Ideal para estimular processos criativos, a tendência de escritórios coloridos ousa com composições estimulantes, jovens e leves. O ambiente colorido também pode ser associado ao lúdico, a interação e ao aprendizado, sendo uma ótima opção para estudantes e pessoas que mesmo em casa, aplicam o coworking.
Para o acabamento destes ambientes, o uso de objetos de diferentes texturas e cores dão personalidade e maior funcionalidade ao home office. Quadros, luminárias, plantas, poltronas e cadeiras ergonômicas são essenciais para a manutenção do bem estar e resistência aos quadros de fadiga. Com um toque pessoal na decoração, o home office equilibra o melhor do conforto doméstico com o empenho das condições corporativas.
Decoração: como decorar a sua casa usando madeira
Decoração para o quarto: Qual piso de madeira escolher?
Como conservar seu piso de madeira