As varandas vêm ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração, tanto em apartamentos quanto em casas. Elas são responsáveis por conectar a parte interna e externa da residência e muitas vezes usadas como áreas de descanso ou conexão com o mundo exterior, principalmente para quem tem filhos e precisa deixar os pequenos explorando o ambiente a sua volta.
Elas podem ser cobertas ou abertas e revestidas de muitos materiais, mas quando falamos em versatilidade e aconchego, a varanda com ripado ou deck de madeira ganha muitos pontos com decoradores e moradores.
A seguir, a gente te conta os benefícios da sacada de madeira, como escolher o piso ideal e como mantê-lo sempre bonito, além de dicas para decorá-la. Confira!
Quais as vantagens de uma varanda de madeira?
Aqui no blog, já mostramos diversas vezes que a madeira é um produto superversátil, e na varanda não é diferente. Além de ser fácil de combinar com diversos estilos e ideias, ela pode apresentar cores, texturas e acabamentos variados, o que facilita na hora de criar um espaço que atenda às suas necessidades e de sua família.
Outro ponto positivo da varanda em madeira é a sustentabilidade. Afinal, esse tipo de piso é natural e vem de uma fonte renovável. Aqui na Indusparquet são usadas apenas madeiras de manejo florestal ou de área de reflorestamento, que contribuem para a preservação do meio ambiente e dos recursos para as gerações futuras.
A sacada em madeira também oferece conforto térmico, tornando a temperatura equilibrada em todas as épocas do ano. Assim, você não correrá o risco de pisar em um chão gelado durante o inverno nem queimar os pés em um piso quente durante o verão.
O deck de madeira é ideal para o chão da varanda, principalmente para quem pretende realizar atividades com os pequenos que envolvem água. Além disso, você pode instalar o ripado de madeira vazado nas paredes da área externa para decorá-la, sem correr o risco de danificar o material por conta do contato com fatores climáticos, como chuva e sol.
Qual é a melhor madeira para área externa?
Por ser uma área meio aberta, a varanda tem contato com diversos fatores climáticos que podem desgastar a madeira, como chuva, ventos fortes e sol direto. Por conta disso, recomenda-se utilizar madeiras com alta durabilidade e resistência na hora de instalar o piso na sacada.
Aqui na Indusparquet, trabalhamos com decks de madeira Cumaru e Ipê, que são bastante resistentes à água e umidade. Dessa maneira, eles garantem todo o aconchego e sofisticação que o espaço precisa, sem abrir mão da saúde e durabilidade da madeira. Clique aqui e confira os produtos disponíveis!
Como cuidar da varanda de madeira?
Tanto o piso quanto o revestimento de madeira para paredes e tetos são fáceis de limpar e manter. No dia a dia, você pode varrer o chão com uma vassoura macia e passar um pano úmido apenas com água para retirar as sujeiras e poeiras.
Para potencializar a limpeza, utilize nossos produtos de limpeza doméstica desenvolvidos para madeiras: Skania Super Limpador é ideal para remover manchas, respingos e sujeiras dos forros e ripados de madeira. Já Skania Soap é o detergente feito especialmente para a limpeza dos decks. Clique aqui e saiba mais sobre o uso de cada um.
Como criar uma decoração de varanda?
Quando falamos em decoração de varanda, existe um universo de possibilidades que podemos explorar para combinar com os mais diversos estilos e tamanhos de sacada. Para criar uma varanda de madeira rústica, por exemplo, aposte em um deck com madeira de demolição para garantir um visual mais bruto. Móveis de madeira, folhagens e cores neutras – como o marrom, preto e terracota – também ajudam a reforçar a estética.
Para montar um ambiente aconchegante, dê preferência para cores claras, como branco, bege, areia e creme. Invista em sofás, ombrelones, espreguiçadeiras e almofadas para garantir mais conforto. Luminárias, aromatizadores e plantas naturais também são ótimos aliados para criar uma atmosfera tranquila e relaxante.
Para uma proposta mais colorida, combine a tonalidade neutra da madeira com cores quentes (como amarelo, vermelho e laranja) ou frias (como verde, azul e roxo). Elas podem ser a base da decoração da sacada ou serem usadas em pequenos detalhes que darão um toque especial ao ambiente de fundo mais neutro. Na referência abaixo, o azul da cadeira, almofadas e painel ripado de madeira se misturam com o verde das plantas para criar uma paleta de cores frias, que confere tranquilidade e aconchego ao cenário.
As cores quentes também são excelentes para adicionar um toque alegre e descontraído à varanda. Os tons terrosos do laranja são uma boa escolha para quem tem o piso mais escuro, tornando o ambiente mais equilibrado. Já o amarelo é bastante versátil e combina muito bem com madeiras de tonalidades claras e escuras.
___________________
Além das referências acima, há diversos tipos de varanda de madeira que podem combinar com seu estilo. Siga nossa conta oficial do Pinterest e encontre mais tendências e inspirações para seu projeto. Acesse e acompanhe todas as novidades!
Leia também:
5 tendências de decoração para 2024
Brise de madeira: conheça esse revestimento para paredes e tetos
Pisos para áreas externas e molhadas: confira sugestões de uso