A decoração escandinava é um estilo minimalista que valoriza a simplicidade e o aconchego. Popularizado na região da Escandinávia, que compreende países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, esse estilo de decoração traduz um aspecto cultural muito presente na população local: o hábito de organizar festas e reuniões descontraídas em suas próprias casas, por conta das baixas temperaturas.
Entre as principais características desta decoração minimalista estão os elementos neutros, que ajudam a trazer um ar de sofisticação para o espaço. Confira algumas dicas de como investir em um estilo escandinavo na decoração.
Luz natural nunca é demais
A luminosidade e a claridade dos ambientes são uma das melhores formas de descrever um estilo de decoração escandinava. Para favorecer a propagação da luz natural, esse estilo minimalista aposta em uma paleta de cores neutras, como branco, cinza e o bege.
Se você quer se entregar a esse estilo de decoração, um bom começo é destacar as paredes no espaço, de modo que a luz possa refletir em todo o ambiente e gerar uma maior sensação de conforto e segurança.
Aquecer com materiais naturais
Quando o assunto é aconchego, nenhum outro material cumpre tanto essa função quanto a madeira. Além de quebrar a frieza dos elementos neutros em uma estilo de decoração escandinava, itens como piso de madeira, móveis e outros objetos contribuem para promover um bem-estar visual e aquecer os ambientes minimalistas.
Assim como na madeira, a estética acolhedora também pode estar evidente no uso de outros elementos produzidos com materiais naturais, tais como colchas, mantas, tapetes, almofadas e cortinas. Outra estratégia para proporcionar essa atmosfera mais calorosa é a utilização de velas, capazes de criar espaços minimalistas que sejam, ainda assim, convidativos.
Atenção na escolha das cores
Para amenizar a predominância da paleta de cores neutras nas paredes e móveis, são os elementos decorativos que garantem um toque de personalidade aos ambientes minimalistas em uma decoração escandinava. Mas, ao escolher as tonalidades destes itens, é importante não fugir muito da linguagem da decoração como um todo.
Isso significa que, para assegurar uma unidade, cores neutras como o cinza e o nude sempre serão bem-vindas na composição de quadros, vasos, luminárias e demais itens decorativos. Se você quiser ousar um pouco mais, o conselho é mirar em tons pastel de cores mais chamativas, como o azul, o rosa e o verde. A única regra é evitar que essas candy colors se sobreponham ao conjunto da decoração escandinava e atrapalhem a sensação de descanso e simplicidade, que é o grande foco deste estilo minimalista. Outra forma de trazer cor para os espaços é acrescentar plantas, buquês e ramos variados, que colaboram para deixar o ambiente ainda mais agradável.
Gostou de saber mais sobre a decoração escandinava? Compartilhe com seus amigos e inspire mais gente a investir nesse estilo de vida despojado e minimalista.
Leia também:
Montando ambientes aconchegantes
Decoração sustentável: inspirações