O que você está procurando?

Estilo clássico: saiba como usar na decoração

O estilo clássico é um dos mais procurados por quem deseja uma decoração elegante e atemporal. Conheça suas principais características e descubra como utilizá-lo na sua casa!

A decoração no estilo clássico é excelente para quem busca uma opção elegante, sofisticada e que nunca sai de moda. Sua atemporalidade é caracterizada por espaços amplos, elementos ornamentais, móveis refinados, tecidos de alta qualidade e cores suaves, que remetem aos castelos e palácios da antiguidade e tornam os ambientes imponentes e primorosos. 

No artigo de hoje você descobre quais são os principais elementos presentes nesse estilo e como utilizá-lo na decoração da sua casa. Leia e saiba mais! 

 

O que é a decoração clássica? 

 

Sala ampla no estilo clássico, utilizando cor branca na decoração, janela grande de vidro na lateral e piso de madeira claro

Sala no estilo clássico por Sérgio Bertti e Rogério Menin – Foto: Claudio Fonseca

 

O estilo de decoração clássico surgiu na antiguidade e traduzia a beleza como luxo, riqueza e sofisticação. Ele se fez bastante presente em períodos como o Renascimento, Barroco e Rococó, por meio de projetos que valorizam a elegância, simetria e harmonia. 

Também é conhecido por seus detalhes ornamentais, móveis refinados e cores suaves, sendo um estilo que nunca sai de moda e que pode ser adaptado a diferentes tipos de ambientes. 

 

Quais são as principais características do estilo clássico na decoração? 

 

Imagem de uma sala com sofás, poltronas e mesas de canto com abajur. No centro, um tapete com uma mesa de centro decorada, cortinas e um lustre grande. Ao lado, uma mesa rodeada de cadeiras com um lustre suspenso sobre ela, e ao fundo, outra sala.

1 – Peroba Mica por Flavio Moura – Foto: Chico Diniz | 2 – Taco Tradicional por Sérgio Bertti e Rogério Menim – Foto: Claudio Fonseca

 

Para transmitir todo o luxo e poder das realezas, o estilo clássico tradicional conta com algumas características marcantes, como: 

1 – Ornamentos: molduras, colunas, frisos e relevos são elementos comuns nesse estilo, sendo bastante utilizados para adicionar textura e profundidade aos espaços; 

2 – Móveis refinados: os móveis clássicos são feitos de materiais nobres, como madeira maciça, couro e tecidos luxuosos. Também possuem linhas curvas e detalhes feitos à mão; 

3 – Cores suaves: Cores neutras (como branco, marrom, bege e cinza) são predominantes na paleta clássica. Além disso, elementos em tons pastéis de verde, azul e rosa também são populares; 

4 – Simetria: nessa estética, os espaços são organizados de forma equilibrada e harmônica. Portanto, é comum encontrar móveis e objetos de decoração dispostos em pares ou grupos para criar uma sensação de ordem; 

5 – Iluminação: a decoração clássica pede por luzes difusas e suaves, que criam uma atmosfera acolhedora nos ambientes. Para isso, você pode apostar em lustres, abajures e candelabros com lâmpadas amarelas, que ainda adicionam um toque de elegância e grandiosidade; 

6 – Materiais nobres: o mármore é frequentemente utilizado em banheiros e cozinhas, enquanto a madeira maciça se destaca em salas e quartos. Por sua vez, o couro marca presença em estofados, como sofás, cadeiras e poltronas. 

7 – Papel de parede: apesar de não ser tão usado atualmente, o papel de parede é um elemento importante na proposta clássica, principalmente os modelos com arabescos e flores detalhadas; 

8 – Objetos decorativos: existem alguns adornos fundamentais para a decoração, como candelabros, porcelanas, bustos, espelhos com molduras ornamentadas, vasos de flores e quadros com retratos e pinturas de natureza-morta. 

 

Como criar uma decoração de casa clássica? 

 

O estilo clássico combina com diversos ambientes e pode ser adaptado para conversar com outras decorações, mesclando elementos tradicionais e contemporâneos para criar um ambiente sofisticado e aconchegante.  

Para começar, aposte em um piso de madeira maciça. Além de garantir conforto térmico, ele confere um toque luxuoso aos ambientes. Em nosso site você o encontra tanto em tábuas retas quanto em tacos, que permitem a criação de padrões no chão. 

Os pisos Cumaru Versailles, Ipê Versailles e Sucupira Versailles são produtos exclusivos da Indusparquet, que apresentam desenhos inspirados no Palácio de Versailles. Todas as peças são feitas artesanalmente uma por uma, proporcionando a ornamentação e a elegância que o estilo clássico pede. Clique aqui e confira todos os modelos disponíveis!

 

Sala ampla com três sofás, duas poltronas e, no centro, um tapete com uma mesa de centro. A sala possui luzes e quadros na parede, e o resto do ambiente tem piso de madeira cumaru Versailles.

Piso Cumaru Versailles por Lidia Maciel – Foto: Andre Bastian

 

Escolha também cores neutras predominantes para a decoração. Na referência abaixo, as paredes em cinza claro se unem aos móveis brancos para criar um visual leve e atemporal. Uma ótima opção para quem não quer correr o risco de enjoar da paleta no futuro. Para destacar alguns pontos, também foram adicionados vasos e estátuas em preto, além de detalhes dourados nos móveis e folhagens verdes. 

 

Sala de estar no estilo clássico, com móveis, objetos e arquitetura predominante branca e creme, iluminação com abajur e lustre e janela de vidro grande ao fundo

Sala no estilo clássico por Sérgio Bertti e Rogério Menin – Foto: Claudio Fonseca

 

Ainda falando sobre a imagem acima, a lareira de mármore ressalta a presença de materiais nobres no cenário, junto com o lustre e os cristais que também contribuem para o ar luxuoso da decoração. Enquanto isso, na sala de jantar abaixo, a coluna e a parede com boiserie (relevo em formato de moldura) se unem às cadeiras refinadas e curvilíneas, lustres e castiçais para reforçar a estética clássica. 

 

Sala jantar no estilo clássico, com paredes e cortina branca, mesa com 14 lugares em tons de branco e madeira e dois lustres de cristal acima da mesa

Sala de jantar no estilo clássico por Sérgio Bertti e Rogério Menin – Foto: Claudio Fonseca

 

Por fim, o quarto, a seguir, aposta em um lustre adornado e majestoso para criar uma iluminação suave e relaxante. A disposição da cama no centro do cômodo e móveis e abajures iguais dos dois lados garantem o equilíbrio e a simetria do conceito clássico.

 

Quarto no estilo clássico, com moldura boiserie nas paredes, cortina branca na janela, cama no centro com duas mesas de cabeceiras, utilizando tons claros e cinza e um lustre de cristal acima da cama

Quarto no estilo clássico por Sérgio Bertti e Rogério Menin – Foto: Claudio Fonseca

 

Seja qual for sua ideia, a Indusparquet conta com os pisos e revestimentos de madeira ideais para combinar com o estilo clássico. Acesse nosso site para conferir todos os produtos ou visite a loja mais próxima e conte com a ajuda de nossa equipe para tirar seus planos do papel! 

___________________ 

Quer ler mais conteúdos como esse? Aqui no blog, nós apresentamos diversos estilos de decoração de interiores para você encontrar o que mais combina com a sua personalidade. Confira! 

 

Leia também: 

5 tendências de decoração para 2024 

Tudo sobre a decoração contemporânea 

Vintage vs. Retrô: entenda as diferenças entre os estilos

 

Compartilhe

Interessou?