Hoje vamos te contar um pouco mais sobre um dos estilos de decoração mais populares dos últimos tempos: o estilo industrial. Ele aposta no reaproveitamento de materiais, elementos rudimentares e exposição de tijolos, canos e bastante metal para criar uma estética característica das indústrias dentro dos lares.
A seguir, você descobre um pouco mais sobre a origem dessa decoração, seus principais conceitos e inspirações para criar ambientes industriais em casas, apartamentos e empresas. Fique por aqui e confira!
Como surgiu a decoração industrial?
A decoração estilo industrial surgiu em meio à Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, que é marcada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York. O acontecimento gerou uma das maiores recessões econômicas do mundo e, com isso, diversas fábricas foram abandonadas por toda a cidade nova-iorquina.
Anos depois da quebra da Bolsa de Valores, já na década de 1970, os Estados Unidos ainda enfrentavam grandes problemas econômicos, incluindo os altos preços de casas e apartamentos. Para contornar essa situação, diversas pessoas começaram a transformar as indústrias e galpões abandonados em ambientes residenciais, que mais tarde ficaram popularmente conhecidos como lofts.
A nova estética foi bem aceita pela população e se espalhou rapidamente por todos os cantos do mundo. Até hoje, tanto os lofts quanto o estilo industrial são caracterizados, principalmente, pela presença de espaços amplos, pé direito alto e estruturas expostas, como canos e tubulações.
Quais são as características do estilo industrial?
Como mencionamos, existem algumas características que você deve levar em consideração para utilizar o estilo industrial na decoração. Conheça 10 atributos principais:
Quais pisos de madeira combinam com o estilo industrial?
Como mencionamos, a decoração industrial conversa perfeitamente com elementos rústicos, entre eles, o piso de madeira. Para seguir nessa proposta, recomendamos o uso de madeiras que apresentam certo desgaste, como as de demolição. Elas carregam o toque rudimentar que essa estética demanda, além de características únicas que garantem mais personalidade ao cenário.
Na imagem acima, os tijolos, parede de cimento queimado, luminárias e objetos de metal contrastam de forma equilibrada com o piso Vintage Cumaru para criar um ambiente industrial e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto ao lar. Além dessa opção, você também pode apostar em diversos tipos de madeira de demolição disponíveis em nosso site. Clique aqui para conferir todos os produtos!
Como montar uma decoração industrial?
Reunindo as características acima, você pode levar o design industrial para a decoração da sala de estar, quarto, cozinha, escritório e diversos outros ambientes. Para te inspirar, separamos alguns registros do Apartamento Marechal, assinado pela Casa 100 Arquitetura.
Seguindo os conceitos de decoração industrial no apartamento, o imóvel integra a sala de estar com a de jantar e a cozinha, como vemos na imagem acima. Para montar a cozinha com estilo industrial abaixo, também foram escolhidas luminárias, esquadrias e prateleira pendente de mental, além de eletrodomésticos em inox que conversam com a cor prata presente nas estruturas.
Quando se trata da paleta de cores, é possível perceber a predominância de cores neutras, principalmente do cinza e do marrom, proporcionados pelo cimento e pelos móveis de madeira, respectivamente. Já a inclusão de plantas ornamentais complementa a decoração com um toque natural, colorido e aconchegante.
Por fim, as paredes, colunas e bancada de concreto são combinadas com os metais presentes nos pés das cadeiras e nos trilhos de luz, expostos tanto nas paredes quanto no teto, reforçando pontos fortes da estética industrial.
Gostou das ideias acima? Então siga nossa conta oficial do Pinterest para conferir essas e outras inspirações para sua casa ou empresa. Lá você encontra dicas para todos os estilos e ambientes!
Leia também:
Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração
Quais cores combinam com o piso de madeira?
Cozinha com piso de madeira: confira vantagens e dicas de decoração