Se preocupar com a pré-instalação do piso é tão ou mais importante do que os cuidados com a colocação de piso de madeira.
Sabe aquela velha máxima: melhor prevenir do que remediar? Pois bem, ela se aplica perfeitamente ao tema que inspirou a nossa live com a designer de interiores Simone Goltcher do Simone Goltcher Interiores, conduzida pelo fiscal de obras da Indusparquet, Arthur Andrade. Os profissionais falaram sobre a necessidade de investir no contrapiso antes de instalar o piso de madeira e como ele pode influenciar na beleza e durabilidade do revestimento.
Por que preparar o contrapiso?
“O contrapiso é o Tendão de Aquiles em uma obra. É ele quem vai definir o resultado da instalação de piso de madeira”, afirmou Arthur ao iniciar a live. “Não só a instalação, como a durabilidade do piso”, completou Simone.
O contrapiso é uma camada com alguns centímetros de espessura composta de argamassa de cimento e areia, que nivela o piso antes da aplicação do revestimento. Segundo os profissionais, essa base precisa estar em perfeitas condições para não prejudicar a superfície e atrasar o cronograma da obra.
“Uma coisa está muito interligada a outra. Às vezes o cliente quer contratar a mão de obra dele e nem sempre essa mão de obra é indicada para fazer o contrapiso. Quando chega a empresa do piso de madeira para fazer a instalação, acaba ocorrendo um desencontro nessa parte. A chance de não dar certo é muito grande”, contou Simone.
O que fazer antes de colocar o piso de madeira?
Para Arthur Andrade, é de extrema importância que o contrapiso esteja limpo e nivelado para a instalação, pois quando ele apresenta deformidades, todo o trabalho precisa ser refeito ou reajustado. Em casos assim, a Indusparquet indica o uso de soluções como impermeabilizantes e agregadores para garantir a durabilidade do assoalho de madeira.
O maior problema, segundo ele, ocorre com os cimentados que ainda não estão completamente secos e curados. Antes de instalar o piso, é preciso esperar de 7 a 10 dias para a secagem, dependendo dos centímetros de espessura. Uma dúvida interessante, é que um saco de cimento de 50kg faz 10m² de contrapiso.
Outro teste necessário é o da umidade. “É fundamental que o contrapiso esteja seco para que não haja o transpasse de umidade em forma de vapor de água, isso pode causar a deformação do revestimento, manchas ou, nos casos mais graves, até o descolamento de algumas peças”, alertou Arthur.
“Por mais experiência que a gente tenha, quando chega nesse assunto de contrapiso, confesso que sempre prefiro contar com a experiência de uma empresa como a Indusparquet”, concluiu Simone.
Quer assistir a live na íntegra? Clique aqui.
Leia também:
Qual é o melhor tipo de madeira para a sua casa?
Diferentes tonalidades de pisos de madeira para a sua decoração!