A madeira é um material natural versátil que garante harmonia e acolhimento para qualquer projeto de decoração, permitindo uma variedade de combinação de cores. Seja em pisos, paredes, móveis, objetos e até forros de madeira, essa matéria-prima dialoga com diversos estilos de decoração, dos mais clássicos aos mais contemporâneos. Mas essa vantagem não indica que diferentes cores de madeira possam ser associadas de maneira indiscriminada.
Antes de optar pelo material para o seu espaço, é importante estudar algumas possibilidades. Ainda que a mistura de tons de madeira seja muito bem-vinda na decoração, sempre é possível se assegurar de que a sua ideia vai alcançar o efeito desejado. Aqui vão algumas dicas de combinação de cores para colocar em prática desde já:
Para quem procura uma opção mais segura de combinação de cores, o melhor caminho é definir uma cor de madeira principal para o ambiente. Considerando que os tons de madeira podem ser claros ou escuros, de acordo com a árvore de origem, é interessante que essa escolha seja um ponto de partida para o seu projeto de decoração.
Decidida a cor amadeirada, sua missão é distribuir essa tonalidade de modo uniforme pelas superfícies e objetos. Um conselho: se o espaço já tiver um piso de madeira, determine essa como a cor predominante do ambiente.
Em muitos casos, os móveis e revestimentos podem perder o destaque quando contrapostos sobre cores amadeiradas muito semelhantes. Quando isso acontece, uma ótima opção é apostar no contraste de tonalidades e texturas, o que deve garantir a complementaridade entre todos os itens da decoração.
A combinação de cores amadeiradas e materiais de tonalidades neutras pode resultar tanto em uma decoração mais sóbria, sem muitos contrastes, quanto em uma proposta mais colorida, a partir de contrapontos. Ao escolher um tom de madeira frio, por exemplo, é possível completar o ambiente com a mesma tonalidade, para reforçar a sofisticação, ou preencher o local com cores escuras, para definir melhor os espaços.
Nesse sentido, a lista de materiais que combinam perfeitamente com a madeira vão desde tecidos como o algodão e o couro em móveis, tapetes e objetos, quanto pedras e revestimentos como o mármore e o cimento.
Outra forma de destacar a madeira como elemento de decoração é incluindo cores vibrantes ao redor do ambiente. Para isso, objetos como plantas, quadros, tecidos, acessórios e demais itens decorativos podem criar uma sinergia de cor no espaço, tendo a madeira como ponto central de conexão.
Uma das novas regras da decoração atual é a mistura. Isso significa que, na hora de decorar a casa, é permitido soltar a imaginação e misturar tonalidades, estampas, materiais, estilos de móveis e até cores de madeira. Seja apostando em tons de madeira semelhantes ou cores que se contrastam, o mais importante é criar um ambiente harmônico, trazendo a sua personalidade.
Nessa hora, lembre-se também de que a luz é um componente fundamental na composição dos espaços. Em ambientes mais iluminados, busque trazer elementos de cores escuras para o local. Já em recintos mais assombreados, pisos claros e tons frios podem ajudar a trazer amplitude para o espaço.
Viu só como a madeira é capaz de oferecer um universo de possibilidades para o seu projeto de decoração?
Compartilhe essas dicas nas suas redes e conheça um pouco mais de truques de combinação de madeira em nossa websérie no Youtube.