A iluminação é uma peça fundamental na decoração de qualquer ambiente. Além de valorizar a decoração e a arquitetura, ela tem o poder de transformar completamente a atmosfera de um espaço, transmitindo diferentes sensações e emoções. Existem tantas opções disponíveis no mercado que muitas pessoas ficam na dúvida na hora de escolher o melhor tipo de iluminação para cada cômodo da casa.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo explicando as diferenças entre pendentes, lustres e luminárias, além de dar dicas de como utilizar a iluminação a favor da sua decoração. Venha com a gente e saiba mais!
Qual a diferença entre pendentes, lustres e luminárias?
Para começar, vamos falar um pouco sobre os pendentes: como o próprio nome sugere, são aquelas luzes que ficam pendentes no teto, presas por cabos ou correntes. Elas são mais utilizadas para iluminar áreas específicas, como a mesa de jantar, balcão ou cantinho da leitura. Podem ser encontradas nos mais diversos tamanhos e estilos. Além disso, são frequentemente instaladas em grupos com diversas lâmpadas suspensas lado a lado, como na imagem, a seguir.
Assim como os pendentes, os lustres também ficam presos ao teto. A principal diferença entre eles é que os lustres são maiores e mais luxuosos, podendo apresentar várias ramificações e acoplar dezenas de lâmpadas para criar uma iluminação suave e difusa no ambiente. É mais comum encontrar o lustre na cozinha, hall de entrada e sala de estar ou de jantar. Apesar da maioria ter uma aparência clássica, como os da referência abaixo, também é possível encontrar modelos modernos e minimalistas.
Por fim, luminária é uma palavra que engloba todos os tipos de iluminação fixa, desde abajures e arandelas até spots e plafons. Cada tipo de luminária exerce uma função diferente e pode ser instalada nos mais diversos cômodos da casa para proporcionar nitidez, destaque ou conforto.
Como escolher a iluminação ideal?
Como já mencionamos, cada tipo de iluminação pode desempenhar uma função diferente na casa. A seguir, você confere 4 dicas de como escolher a melhor opção para cada ambiente:
1 – Escolha uma temperatura de cor adequada: a temperatura influencia diretamente na sensação que o ambiente transmite. As lâmpadas de cor amarela criam uma atmosfera aconchegante e intimista, ideal para os ambientes de descanso, como o quarto e sala de estar. Por outro lado, as lâmpadas brancas conferem mais nitidez e concentração nas tarefas, sendo uma ótima escolha para a cozinha e escritório;
2 – Utilize diferentes tipos de iluminação para cada tarefa: assim como a temperatura da lâmpada, os tipos de iluminação também interferem nas sensações e no efeito da luz, e a variação de luzes é ideal para ambientes em que você realiza mais de uma tarefa ao longo do dia. Por exemplo, se você utiliza o quarto para trabalhar e descansar, pode colocar uma luminária de parede com lâmpada branca em sua escrivaninha – para ajudar a focar durante o expediente – e um abajur com lâmpada amarela ao lado da cama para ter uma iluminação mais suave e aconchegante enquanto assiste TV e se prepara para dormir;
3 – Destaque objetos de decoração com spots: os spots de luz oferecem uma iluminação mais direcionada, dando destaque a pontos específicos. Por conta disso, são perfeitos para dar enfoque a objetos de decoração, como quadros, esculturas e plantas;
4 – Dê preferência para lâmpadas de LED: além de serem mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas incandescentes, elas permitem uma maior variedade de cores e intensidades de luz, criando um efeito mais sofisticado e moderno. Você também pode utilizar fitas de LED para iluminar armários e closets de uma maneira diferente, sem correr o risco de aquecer o local.
Como combinar pendentes, lustres e luminárias com a decoração?
Existem diversas formas de aliar a iluminação com sua decoração favorita. Para criar um estilo industrial na sua casa, invista em luminárias de teto produzidas em metal, como os spots. Para iluminar todo o ambiente, instale-os em diversos pontos do cômodo e conecte-os por trilhos expostos no teto e na parede. Combine o revestimento de madeira com concreto e tijolos à mostra, como na referência abaixo, para reforçar ainda mais a estética de fábrica.
Se preferir um estilo romântico, procure por abajures arredondados e com um design vintage. Eles conversam perfeitamente com móveis antigos, estampas florais e cores claras, como da imagem, a seguir. Junto com o piso de madeira e flores delicadas, eles criam uma atmosfera íntima, acolhedora e serena. Clique aqui e descubra tudo sobre esse estilo de decoração!
Já se estiver em busca de luminárias pendentes rústicas, procure por aquelas feitas em madeira, metal ou cobre. Combine-as com móveis de madeira bruta, troncos e objetos artesanais produzidos com argila, sisal e bambu. Tons terrosos e piso de madeira de demolição também são ótimas escolhas para o estilo rústico.
Como dissemos anteriormente, os lustres são frequentemente associados com a decoração clássica de palácios e castelos. Para seguir nesse estilo, escolha lustres luxuosos e imponentes, que se destaquem no cenário. Pisos e revestimentos de madeira nobre também são características fundamentais dessa estética, bem como móveis antigos, arredondados e detalhados, como as poltronas e cadeiras abaixo. Para finalizar a decoração clássica, aposte em candelabros, arranjos florais, bustos e vasos de cristal ou porcelana.
Se você ama lustres, mas prefere uma decoração mais moderna, não se preocupe: atualmente, existem diversos modelos de lustres criativos e diferentes que você pode instalar na sua casa para conferir muita personalidade ao ambiente. Um ótimo exemplo são os da imagem abaixo, feitos em cobre e com ramificações que lembram árvores de cabeça para baixo. Combinados com o brise de madeira Cumaru, parede espelhada e chão de mármore, eles criam uma proposta bastante contemporânea e sofisticada.
Seja qual for seu estilo favorito, os pendentes são excelentes para proporcionar conforto e relaxamento. Você pode instalar pendentes para sala de jantar bem em cima da mesa para apreciar as refeições em um ambiente tranquilo e intimista. Outra dica é combinar luminárias de teto e pendentes na sala de estar. Assim, você pode escolher entre iluminar um ambiente inteiro ou clarear apenas a ponta do sofá em que você estiver descansando com uma luz mais suave.
E se você acha que as luzes pertencem só ao teto ou paredes, se enganou: também é possível instalar luminárias no chão ou próximo a ele para iluminar as escadas ou dar destaque a objetos de decoração. Nesses casos, sugerimos o uso de plafons embutidos ou lâmpadas tubulares, como mostram as inspirações abaixo.
_____________
Essas são apenas algumas ideias de como utilizar a iluminação para favorecer a decoração. Para mais referências, siga nossa conta oficial do Pinterest. Lá você encontra diversas sugestões de pendentes para o quarto, lustres para salas, luminárias para cozinha americana e muito mais. Acesse e inspire-se!
Leia também:
5 tendências de decoração para 2024