A sofisticação, beleza e versatilidade da madeira não precisam ficar restritas aos pisos e revestimentos. Indicada principalmente para ambientes internos, a escada de madeira é um item que agrega muito valor estético aos projetos. Além disso, ela oferece diversas vantagens funcionais, como conforto térmico, durabilidade, resistência aos esforços de tração, torção, cisalhamento e compressão.
A seguir, você descobre as melhores madeiras para produzir escadas e confere diferentes modelos que podem ser instalados nos ambientes internos da casa. Confira e inspire-se!
Diversas espécies de madeira podem ser utilizadas como matéria-prima para a produção da escada. Aqui na Indusparquet, oferecemos as seguintes opções:
Essas espécies são conhecidas por apresentarem alta durabilidade e resistência a impactos, como pisadas. Elas podem ser utilizadas tanto na fabricação dos degraus quanto de seus acessórios, como guarda-corpo e corrimão. Clique aqui e confira todas as opções em nosso site!
Em geral, toda escada de madeira interna prevê uma pisada de 30 cm de largura e comprimento de 110 cm. A partir dessas dimensões, é possível pensar em diferentes modelos de escada, considerando o espaço disponível para construção e o estilo que mais combina com a decoração de casa. Os principais tipos de escada de madeira são:
É a escada reta, bastante recomendada para espaços pequenos e estreitos. Este modelo ainda permite a utilização da parte de baixo da escada para acomodar algum móvel ou organizar um pequeno cômodo.
Esse tipo de escada forma um espiral, a partir de uma estrutura central em que os degraus se alinham. É ideal para otimizar espaços compactos, já que ocupa uma área pequena.
Recomendada para ocupar a área central, ela também é uma ótima opção para poupar espaço nos ambientes internos.
O formato permite a construção de escadas mais largas, excelente opção para casas grandes e áreas externas.
A soleira de uma escada de madeira também pode ser feita de diversas formas, como:
Possui paredes na parte inferior ou uma superfície inclinada e lisa, o que possibilita a instalação dos degraus de madeira.
Escada com degraus vazados e construída com duas vigas de madeira nas laterais.
Mantém as laterais livres, como se estivessem balançando. Nessa escada de madeira, os degraus devem ser bem reforçados no centro, para que não rompam.
Com lateral em zigue zague, esse tipo de escada de madeira garante a sustentação devido ao desenho dos degraus.
Por ser uma superfície de tráfego intenso, a escada de madeira precisa de um acabamento reforçado, que evite o desgaste do material e outros problemas. Neste caso, o produto mais completo é o Skania Best XC: um verniz 100% Poliuretano à base de água, fortificado com cerâmica graças a uma tecnologia exclusiva que oferece mais resistência e deixa o composto até 30% mais ecológico.
Ele está disponível em três opções de brilho: fosco, acetinado e brilhante. Todas contam com transparência e secagem rápida, sem deixar cheiro algum.
A escada de madeira para casa necessita de alguns cuidados simples para manter um aspecto novo e bonito. No dia a dia, você pode limpá-la com uma vassoura de cerdas finas e passar um pano úmido apenas com água. Para potencializar a faxina, utilize o Skania Super Limpador, nosso produto de limpeza desenvolvido especialmente para madeiras, que remove marcas de sapato, respingos, gorduras e sujeiras. Aplique-o no piso uma vez por semana, sempre diluído em água, conforme as orientações da embalagem.
_________________
Aqui no blog Indusparquet você descobre diversas formas de aplicar a madeira na decoração da casa. Acesse e confira nossas dicas!
Leia também:
Móveis de madeira: 4 dicas para combiná-los com o piso de madeira
Benefícios estéticos e funcionais do forro de madeira para tetos
Piso de madeira maciça: 6 vantagens para sua casa