Você já ouviu falar no estilo Kitsch? Para alguns, ele é sinônimo de breguice e mau gosto. Entretanto, também é visto por muitos como uma estética divertida e autêntica, que cria combinações únicas e ousadas por meio de cores vibrantes, objetos vintage e elementos de humor.
A seguir, você descobre o que é a estética Kitsch e quais são suas principais características, além de dicas para combiná-la na sua casa com uma decoração criativa e cheia de personalidade. Leia e saiba mais!
O que é a estética kitsch?
O termo “kitsch” deriva da palavra alemã “verkitschen”, que pode ser traduzida como sentimentalizar ou sentimentalista. No mundo da arte, o vocabulário era inicialmente usado com um sentido pejorativo para caracterizar coisas exageradas, cafonas e de mau gosto.
Com o tempo, seu significado foi mudando. Afinal, o conceito de beleza é relativo e, por isso, os elementos que antes formavam uma decoração feia, hoje podem ser considerados belos e autênticos.
Atualmente, podemos dizer que o estilo Kitsch é formado por uma decoração eclética, que reúne diversos elementos significativos e pessoais, sem se preocupar com o equilíbrio e com as regras de harmonização impostas pela sociedade. Nesse sentido, o que mais importa para essa estética é o valor sentimental que cada objeto carrega, tornando os ambientes acolhedores e cheios de histórias para contar.
Quais são as principais características do estilo Kitsch?
Como mencionamos anteriormente, a estética Kitsch é formada por elementos exagerados, vibrantes e significativos. Confira, a seguir, as principais características desse estilo:
Como combinar a decoração kitsch com a casa?
Para incorporar o estilo Kitsch na decoração da sua casa, leve em conta as características acima e seus gostos pessoais. Você pode começar com as dicas que separamos abaixo:
1 – Escolha um piso de madeira com personalidade
A madeira é um material extremamente versátil e que combina com todos os estilos de decoração, proporcionando conforto e beleza para os ambientes. Como essa estética envolve elementos antigos e vintage, recomendamos utilizar pisos de madeira de demolição: as ranhuras e desgastes típicos desse modelo conferem uma sensação de passado ao produto, que conversa perfeitamente com a proposta nostálgica do kitsch.
2 – Aposte em tapetes coloridos
Para adicionar um toque kitsch à sua decoração, aposte em tapetes coloridos. Eles podem ser lisos, brilhantes, peludos ou estampados. Quanto mais chamativos e divertidos, melhor.
3 – Use móveis e objetos vintage
Se você não tiver nenhum móvel ou objeto antigo da família, procure por peças antigas em antiquários e brechós. Você pode mantê-los do jeito original ou restaurá-los para deixá-los com a sua cara. Clique aqui e saiba mais sobre as características do estilo vintage!
4 – Adicione elementos de humor
Adicione um toque de humor à sua decoração com almofadas com estampas engraçadas, pôsteres com citações sarcásticas e objetos de decoração divertidos.
5 – Não tenha medo de exagerar
Por fim, nossa última dica é: não tenha medo de ultrapassar os limites. O estilo kitsch celebra os excessos e exageros, sem pensar na aprovação alheia ou em regras de decoração. O que importa é que você se sinta feliz e confortável no seu lar.
___________________
Aqui no blog da Indusparquet você fica por dentro das principais tendências de decoração para deixar sua casa aconchegante e agradável conforme seu estilo favorito. Acesse e confira nossas dicas!
Leia também:
5 tendências de decoração para 2024
Estilo Japandi: a tendência que mescla a decoração japonesa e escandinava
Outono 2024: confira 5 tendências de decoração para a estação