O que você está procurando?

Entenda o que é a Estética Kitsch

Se você está procurando por decorações diferentes, vai adorar o estilo Kitsch. Ele mistura cores alegres, móveis antigos e objetos sentimentais para criar uma decoração ousada e eclética. Saiba mais sobre essa estética!

Você já ouviu falar no estilo Kitsch? Para alguns, ele é sinônimo de breguice e mau gosto. Entretanto, também é visto por muitos como uma estética divertida e autêntica, que cria combinações únicas e ousadas por meio de cores vibrantes, objetos vintage e elementos de humor. 

A seguir, você descobre o que é a estética Kitsch e quais são suas principais características, além de dicas para combiná-la na sua casa com uma decoração criativa e cheia de personalidade. Leia e saiba mais!

 

O que é a estética kitsch?

 

O termo “kitsch” deriva da palavra alemã “verkitschen”, que pode ser traduzida como sentimentalizar ou sentimentalista. No mundo da arte, o vocabulário era inicialmente usado com um sentido pejorativo para caracterizar coisas exageradas, cafonas e de mau gosto.

Com o tempo, seu significado foi mudando. Afinal, o conceito de beleza é relativo e, por isso, os elementos que antes formavam uma decoração feia, hoje podem ser considerados belos e autênticos.

Atualmente, podemos dizer que o estilo Kitsch é formado por uma decoração eclética, que reúne diversos elementos significativos e pessoais, sem se preocupar com o equilíbrio e com as regras de harmonização impostas pela sociedade. Nesse sentido, o que mais importa para essa estética é o valor sentimental que cada objeto carrega, tornando os ambientes acolhedores e cheios de histórias para contar.

 

Quais são as principais características do estilo Kitsch?

 

Imagem de uma mesa com a tela de um computador antigo, sobre ele um DVD e um pequeno letreiro, e ao redor, livros e plantas pequenas espalhadas. Na parede, há quadros.

Imagem de Freepik

 

Como mencionamos anteriormente, a estética Kitsch é formada por elementos exagerados, vibrantes e significativos. Confira, a seguir, as principais características desse estilo:

  • Cores vibrantes e brilhantes: o rosa choque, verde limão e amarelo canário são as cores mais utilizadas nesse estilo. Combine-as com diversos padrões e tonalidades para criar um cenário alegre e descontraído;
  • Objetos vintage: diversos elementos do estilo vintage são incorporados nessa estética para reforçar o sentimento de nostalgia e afeto. Aposte em telefones com fio, relógios de parede e televisores antigos para começar a decorar sua casa;
  • Humor e ironia: elementos humorísticos e irônicos também são bem-vindos, como um quadro de cachorro vestido com roupas humanas ou uma luminária em forma de flamingo cor-de-rosa. Aqui, vale tudo que sua imaginação permitir;
  • Referências artísticas e culturais: a cultura pop e a história da arte também se fazem presentes no estilo Kitsch, mas de uma forma levemente inusitada e engraçada. Você pode combinar obras de arte com objetos aleatórios e que fogem do contexto original, como a famosa Mona Lisa usando óculos escuros ou a estátua de David segurando um celular;
  • Excesso e exagero: se um objeto é exagerado e chamativo, ele com certeza é bem-vindo no estilo Kitsch. Candelabros gigantes, cortinas pesadas e tapetes peludos são ótimas opções para adicionar teatralidade e drama na decoração;
  • Objetos pessoais: a decoração afetiva é essencial para dar vida a essa estética. Reúna todos os elementos que contam sua história e que te marcaram de alguma forma, sejam eles lembrancinhas de viagens, fotos, heranças de pessoas queridas, entre outros.

 

Como combinar a decoração kitsch com a casa?

 

Para incorporar o estilo Kitsch na decoração da sua casa, leve em conta as características acima e seus gostos pessoais. Você pode começar com as dicas que separamos abaixo:

 

1 – Escolha um piso de madeira com personalidade 

 

Sala com um sofá estampado, uma mesa de centro com objetos, poltronas transparentes e um vaso com planta. Nas paredes, há quadros. Ao lado, uma parede com prateleiras repletas de objetos em uma decoração criativa. Ambos os espaços possuem piso de madeira de Cumaru Demolição.

Assoalho Multistrato Cumaru Demolição por Camargo Penteado Arquitetura

 

A madeira é um material extremamente versátil e que combina com todos os estilos de decoração, proporcionando conforto e beleza para os ambientes. Como essa estética envolve elementos antigos e vintage, recomendamos utilizar pisos de madeira de demolição: as ranhuras e desgastes típicos desse modelo conferem uma sensação de passado ao produto, que conversa perfeitamente com a proposta nostálgica do kitsch.

 

2 – Aposte em tapetes coloridos

 

Imagem de um sofá claro comprido com almofadas coloridas. À frente, uma mesa circular e um tapete nas cores rosa, laranja, vermelho e bege.

Imagem de jannoon028 no Freepik

 

Para adicionar um toque kitsch à sua decoração, aposte em tapetes coloridos.  Eles podem ser lisos, brilhantes, peludos ou estampados. Quanto mais chamativos e divertidos, melhor.

 

3 – Use móveis e objetos vintage

 

 Imagem de duas prateleiras: na primeira, DVD's, um mini vaso e outros objetos; na segunda, um letreiro de plástico, óculos 3D, uma câmera antiga e um vaso.

Imagem de Freepik

 

Se você não tiver nenhum móvel ou objeto antigo da família, procure por peças antigas em antiquários e brechós. Você pode mantê-los do jeito original ou restaurá-los para deixá-los com a sua cara. Clique aqui e saiba mais sobre as características do estilo vintage!

 

4 – Adicione elementos de humor

 

Sala com decoração eclética: um sofá azul com almofadas de diversas estampas, vasos de plantas ao lado. Na frente, uma mesa de centro com um vaso. Na parede ao fundo, diversos quadros coloridos pendurados.

Foto de Steph Wilson na Unsplash

 

Adicione um toque de humor à sua decoração com almofadas com estampas engraçadas, pôsteres com citações sarcásticas e objetos de decoração divertidos.

 

5 – Não tenha medo de exagerar

 

Imagem de uma sala com sofás com almofadas coloridas, poltronas também coloridas com almofadas, mesa de centro com um vaso, diversas plantas e objetos ao redor, e janelas ao fundo com vasos pendurados.

Foto de Steph Wilson na Unsplash

 

Por fim, nossa última dica é: não tenha medo de ultrapassar os limites. O estilo kitsch celebra os excessos e exageros, sem pensar na aprovação alheia ou em regras de decoração. O que importa é que você se sinta feliz e confortável no seu lar.

___________________

Aqui no blog da Indusparquet você fica por dentro das principais tendências de decoração para deixar sua casa aconchegante e agradável conforme seu estilo favorito. Acesse e confira nossas dicas!

 

Leia também:

5 tendências de decoração para 2024

Estilo Japandi: a tendência que mescla a decoração japonesa e escandinava

Outono 2024: confira 5 tendências de decoração para a estação

Compartilhe

Interessou?