O estilo romântico na decoração é caracterizado por elementos delicados e cores suaves, que criam ambientes íntimos, serenos e acolhedores. Ao contrário do que muitos pensam, ele não está necessariamente ligado ao mundo feminino e pode agradar diversos tipos de pessoas e idades.
A seguir, nós listamos 8 elementos principais para quem deseja criar uma decoração no estilo romântico. Venha com a gente e anote seus preferidos!
1 – Decoração com madeira
A madeira é um dos materiais predominantes no estilo romântico, podendo ser aplicada em pisos, revestimentos de parede e em objetos. Na imagem acima, o Assoalho Cumaru Demolição se une a móveis de madeira com tons semelhantes para aproximar os elementos e deixar todo o quarto conectado.
Entretanto, também é possível combinar o piso com móveis de madeira utilizando tonalidades contrastantes, como já explicamos nesse artigo aqui. Se preferir, você também pode optar por móveis de madeira pintados de branco ou em outras cores da paleta romântica, que explicaremos, a seguir.
2 – Cores suaves e estampas delicadas
A decoração romântica preza por cores suaves e tons pastéis, com pequenos destaques para cores vibrantes. Além do branco e do cinza claro – que são opções neutras – a paleta desse estilo conta com as seguintes cores:
Além das cores, você também pode recorrer a estampas e texturas delicadas para compor a decoração. Os desenhos florais são os mais escolhidos para estampar cortinas, almofadas, lençóis e papéis de parede, mas também é comum encontrar padrões vitorianos, listras e poás.
3 – Móveis arredondados ou antigos
Os móveis arredondados e antigos também marcam presença nesse tipo de decoração de ambientes. Para a sala, busque por sofás, cadeiras e mesas que se enquadrem na proposta. Já para os quartos, invista em poltronas, gaveteiros e armários. Esses itens podem ser fabricados em madeira, estampados ou, se preferir, customizados para trazer referências modernas sem deixar de lado a sofisticação que essa estética demanda.
4 – Sofás e baús em frente à cama
A decoração romântica no quarto também é marcada por baús ou bancos estofados posicionados bem aos pés da cama. Além de reforçar a estética, esses itens também proporcionam mais funcionalidade no dia a dia, podendo ser utilizados para guardar itens pessoais ou servir de apoio na hora de calçar os sapatos.
5 – Cortinas leves e translúcidas
Assim como em diversos outros estilos de decoração de interiores, a iluminação natural é uma peça-chave aqui. Por isso, é importante que as cortinas escolhidas para cobrir as janelas sejam translúcidas. Dessa forma, é possível manter a privacidade sem prejudicar a passagem de luz que torna os ambientes leves e aconchegantes.
6 – Lustres e luminárias
Além da iluminação natural, conte com lustres e luminárias para complementar a decoração e ressaltar o estilo romântico elegante. Você pode combinar luminárias de teto, de chão e de mesa para proporcionar uma sensação de luminosidade e amplitude aos ambientes, conforme a necessidade de cada um.
7 – Adornos delicados
Os itens decorativos também são ótimos aliados para compor uma decoração romântica que reflita seus gostos e personalidade. Dê preferência para adornos que se enquadrem na paleta de cores da decoração e que confiram delicadeza ao ambiente: pratinhos de porcelana, porta-retratos, livros, velas e câmeras fotográficas são ótimas opções para começar, como mostram as imagens acima.
8 – Flores
Por fim, a presença de plantas naturais na casa ajuda a promover a saúde e conforto emocional, além de embelezar os ambientes. No caso da decoração no estilo romântico, os arranjos com flores delicadas são a melhor opção, como os lírios e cravos da inspiração acima. Você também pode variar entre diversas espécies, como:
__________________________
Aqui no blog da Indusparquet, você fica por dentro das principais tendências e estilos de decoração para compor os ambientes da sua casa. Acesse e encontre o que mais combina com você!
Leia também:
Decoração industrial: características e inspirações
Estilo mediterrâneo: saiba como combinar na sua casa
Minimalista e aconchegante: conheça a decoração escandinava