O cinza tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da decoração e faz parte da tendência de cores para 2024. Com um ar de sofisticação e contemporaneidade, é uma opção atemporal e versátil, que combina com diversas cores e estilos.
A seguir, você descobre qual é o significado do cinza no design de interiores e como combiná-lo com outras cores e elementos da casa. Leia e saiba mais!
Qual é o significado da cor cinza na decoração?
A cor cinza está bastante relacionada ao equilíbrio, elegância e minimalismo. Transmitindo uma sensação de calma e estabilidade, ela é ideal para quartos, escritórios e salas de reunião, que pedem por mais tranquilidade.
Mas não pense que o cinza é sinônimo de monotonia: dependendo da combinação de cores e elementos, ele pode criar tanto um cenário sóbrio quanto um descontraído, sendo um pano de fundo perfeito para destacar móveis e objetos decorativos.
Como fazer uma combinação de cores com cinza?
Por ser uma cor neutra, o cinza harmoniza com uma ampla gama de cores, permitindo que você brinque com diferentes paletas para criar ambientes únicos e cheios de personalidade. Para uma decoração atemporal, combine o cinza com outras cores neutras, como branco, bege e preto.
Os tons terrosos também são ideais para quem não quer correr o risco de enjoar da decoração com o passar do tempo. Além disso, as variadas tonalidades de marrom adicionam conforto e sofisticação aos cenários.
Se preferir uma decoração mais colorida e vibrante, aposte na combinação de cinza com cores quentes. O amarelo confere alegria e vivacidade à decoração. Já o vermelho transmite energia e luxo. Você pode utilizá-las em diversos móveis e objetos, como sofás, poltronas, almofadas, luminárias, entre outros.
Por fim, o cinza também se une às cores frias, como verde e azul, para proporcionar serenidade e relaxamento, sendo uma excelente opção para quartos e outros ambientes de descanso.
Como criar uma decoração com cinza e madeira?
Além de estar presente em móveis e objetos de decoração, o cinza aparece com frequência nas paredes e pisos de concreto. Por transmitir uma certa sensação de frieza, ele é bastante combinado com pisos e revestimentos de madeira para promover o equilíbrio e conforto térmico dos interiores.
Essa mescla de texturas e cores é muito popular no estilo industrial, que expõe colunas, vigas e outras estruturas da casa para remeter aos galpões e fábricas do século passado. Na imagem abaixo, as paredes e colunas de cimento queimado reforçam essa estética, enquanto o Brise Eucalipto Citri e os móveis de madeira garantem o ar aconchegante e convidativo que um lar demanda.
Você também pode montar uma decoração com piso de madeira cinza: o Multistrato Sucupira Grigio possui uma tonalidade acinzentada e aparência antiga que remete à madeira de demolição. É uma ótima opção para quem quer aderir ao estilo rústico sem abrir mão da sofisticação. Inclusive, ele foi o escolhido para decorar o Palácio Tangará, mostrando que pode harmonizar tanto com uma brinquedoteca quanto com uma sala de conferências. Confira alguns registros, a seguir:
Agora que você já sabe como combinar o cinza com outras cores e estilos, acesse nosso site e confira todos os pisos e revestimentos de madeira disponíveis. Lá você encontra espécies com variadas tonalidades e texturas para harmonizar com sua decoração favorita. Clique aqui e conheça!
___________________
No blog da Indusparquet você fica por dentro das principais tendências de arquitetura e design de interiores para tornar seu lar aconchegante e agradável. Acompanhe as atualizações!
Leia também:
Guia de cores: como utilizar preto na decoração
Brasilidade: saiba como usar essa tendência de decoração na sua casa