Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o preto é tão versátil quanto o branco e pode ser utilizado em diferentes ambientes e estilos, trazendo sofisticação e elegância para a decoração. Além disso, ele é ideal para delimitar espaços, criar contraste e destacar outros elementos do ambiente, como móveis ou objetos decorativos coloridos.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o significado da cor preta, as cores que combinam com ela e como incluí-la na decoração da casa de forma equilibrada. Saiba mais!
Qual é o significado do preto na decoração?
O preto é uma das cores mais versáteis que existem e pode representar diversos significados diferentes, desde o luto até a sofisticação. Na decoração de interiores, ele é associado, principalmente, ao luxo, poder, minimalismo e contemporaneidade.
Quais são as cores que combinam com preto?
Por ser uma cor neutra e versátil, o preto combina com praticamente todas as outras cores. Entretanto, existem algumas que harmonizam melhor, como:
Como usar preto na decoração?
Se você está pensando em montar uma decoração de casa preta, existem alguns cuidados que você deve seguir para manter os ambientes equilibrados e acolhedores. Confira nossas dicas abaixo:
1 – Invista em iluminação
A iluminação é um item indispensável quando pensamos na decoração preta. Isso porque ela é responsável por trazer a claridade que irá equilibrar o cenário, principalmente quando o preto for a cor predominante.
Aposte em esquadrias grandes para garantir a entrada de luz natural e em lâmpadas brancas para que o visual não fique pesado. Se você prefere uma iluminação mais suave, coloque luminárias ou abajures com lâmpadas amarelas em pontos estratégicos, como na cabeceira da cama ou ao lado do sofá. Assim, você poderá alterar a iluminação conforme a atividade que estiver realizando.
2 – Pinte paredes pretas em ambientes amplos
A parede preta no quarto ou na sala é mais recomendada para ambientes amplos e com o pé direito alto, pois assim não há riscos de o ambiente parecer menor por conta da cor. O preto pode ser usado para pintar uma parede inteira ou apenas uma parte para delimitar espaços integrados, separando a sala do hall de entrada, por exemplo.
3 – Utilize o preto como cor secundária
Se não quiser deixar o preto como cor predominante, você pode utilizá-lo em móveis e objetos de decoração. Destaque a sala com um sofá preto ou a cozinha com uma mesa e eletrodomésticos pretos. Você também pode ressaltar a cor em almofadas, vasos, quadros, tapetes e outros adornos.
4 – Combine preto e madeira
Como mencionamos anteriormente, o preto e o marrom conferem um toque aconchegante e intimista aos ambientes, e nada melhor do que os pisos e revestimentos de madeira da Indusparquet para unir as duas cores no seu projeto de decoração.
Você pode combiná-los com o preto de duas maneiras diferentes. A primeira é por semelhança: escolha um piso ou revestimento de madeira escuro para conversar com as paredes pretas, como o Jatobá ou Sucupira. Para suavizar a paleta, utilize também móveis e tapetes em cores claras, como branco, bege e areia.
A segunda forma de combinação é por contraste. Para isso, aposte em um piso de madeira mais claro, como o Tauari, Peroba Mica ou Carvalho Branco. Eles divergem das paredes e móveis escuros, dando destaque para ambas as cores.
Confira, a seguir, alguns de nossos projetos que reúnem o preto com o piso de madeira:
____________________
Quer ler mais conteúdos como esse? Aqui no blog da Indusparquet você confere diversas dicas de decoração para tornar seu lar acolhedor e cheio de personalidade. Acesse e saiba mais!
Leia também:
Conheça as principais tonalidades de piso de madeira e como combiná-las
Guia de cores: como utilizar rosa na decoração
Cantinho instagramável: saiba como criar um espaço decorado e funcional