No último mês, recebemos um grupo de jornalistas, produtores e influenciadores para conhecer as instalações e o programa IP Portas Abertas, programa criado em 2015 e tem como objetivo mostrar todas as etapas do processo de fabricação do piso de madeira – do recebimento da matéria-prima até o produto final.
A visita é destinada aos parceiros e especificadores da marca e o roteiro inclui a área industrial, estoques e o laboratório de testes da Indusparquet.
O Grupo Indusparquet além de usar apenas madeira certificada, de origem de manejo florestal sustentável – atividade econômica que mais protege a floresta por meio da colheita de árvores previamente selecionadas, o que garante além da conservação da floresta, renda, justiça social e produção de forma contínua dos produtos naturais; – ou áreas de reflorestamento, trabalha com o objetivo de reaproveitamento de 100% dos resíduos de produção. As sobras de madeira e o pó de serra são utilizados como combustível para as caldeiras da fábrica – geram energia para as estufas que realizam o processo de secagem da matéria prima – é uma das etapas mais importantes da produção.
Preocupados com a preservação do meio ambiente, por meio da política de desperdício 0, esse reaproveitamento está em cada etapa do processo da produção, e é feito de uma forma muito inteligente, desde o aquecimento das caldeiras até as peças que seriam descartadas.
Os visitantes conhecem todo o processo de perto, nos mínimos detalhes e no final são surpreendidos com um mimo carinhoso do Grupo Indusparquet, que é feito pelo visitante, na prática!
“Fui criada em chão de fábrica, esta imersão foi muito significativa por vários motivos. Amo madeira e todo processo possível que possa ser feito com ela. Estar em uma empresa daquela dimensão, faz eu acreditar que podemos e temos tempo para sermos grandes como eles, gerando empregos e possibilitando projetos sociais, me senti honrada em poder saber da história dos proprietários.” Karin Gimenes, stylist de arquitetura e decoração.
“Visitar a fábrica da Indusparquet foi uma experiência muito enriquecedora para uma profissional de comunicação das áreas de design e arquitetura, onde pude fazer algumas descobertas. A principal delas foi sobre os processos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental da empresa. Além disso, foi bastante interessante poder acompanhar todo o processo de tratamento da madeira e de fabricação dos pisos e constatar in loco que todo esse cuidado justifica a excelente reputação que a marca tem no mercado. E também foi bonito de ver a paixão que os funcionários têm pelo lugar onde trabalham.” Nádia Simonelli, jornalista de arquitetura e decoração.
As visitações do IP Portas Abertas acontecem às terças e quintas, das 10h às 16h, mediante pré agendamento. OBS:. datas e horários podem ser modificados de acordo com a demanda do visitante, consulte.
A visita conta com apresentação institucional e comercial, tour à fábrica, incluindo depósito, estoques, showroom, estufas, pré-corte, base do piso multistrato, usinagem, linha de pintura, embalagem e laboratório.
Para agendar a sua visita à fábrica da Indusparquet, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Confira também como foi a visita do Lufe Gomes e a sensação de conhecer a fábrica.
Compartilha esse texto com alguém que adoraria fazer a visita de IP Portas Abertas!
Eu uso Indusparquet: Rodrigo Lombardi