Assim como a madeira Cumaru, a madeira de Carvalho está entre uma das mais procuradas por quem deseja reformar o piso de madeira e as paredes, combinando perfeitamente com os mais diversos estilos de decoração para criar cenários autênticos e aconchegantes.
A seguir, a gente te conta mais detalhes sobre a origem, variações e benefícios do Carvalho. Ao final do artigo, você também descobre como combiná-lo com os móveis e objetos de decoração da casa. Venha com a gente!
As espécies de Carvalho estão entre as mais antigas do mundo e são nativas do hemisfério norte, principalmente nas áreas de maior latitude. Entretanto, elas podem ser encontradas em todas as regiões do mundo nos dias de hoje.
Entre mais de 600 espécies, a madeira de Carvalho costuma apresentar tonalidades mais escuras nas partes internas. Já as partes externas contam com tons mais amarelados, que proporcionam uma diversidade de cores para a aplicação.
Como mencionamos, a madeira de Carvalho pode ser encontrada em mais de 600 espécies, que se dividem em quatro variações:
É o tipo mais comum e, como o nome prevê, possui uma tonalidade mais avermelhada. Por ter alta durabilidade e ser fácil de trabalhar, é bastante usada na criação de móveis e assoalhos de madeira.
Assim como o Carvalho Vermelho, ele é bastante durável e fácil de trabalhar. Apresenta tons mais claros de marrom e é usado, principalmente, na produção de móveis finos e barris de whisky e vinho.
É derrubado em quartos e cortado perpendicularmente aos seus anéis. Por isso, é um material rico em texturas e cores.
É a casca das árvores de Carvalho, bastante aproveitada para fins medicinais.
Assim como toda madeira, o Carvalho oferece diversas vantagens para sua casa. Seja no piso, nas paredes ou no teto, ele garante isolamento térmico ao ambiente, mantendo a temperatura equilibrada e agradável em todas as épocas do ano. Ele também proporciona maior isolamento acústico, diminuindo ecos, ruídos e barulhos em geral.
O piso de madeira também é indicado para pessoas alérgicas. Isso porque ele possui características hipoalergênicas, evitando o acúmulo de poeiras, ácaros, pelos e outros elementos que podem provocar crises alérgicas e de rinite.
Também podemos destacar a alta resistência a pragas, cupins e impactos causados pelas pisadas e pelo deslocamento de móveis nos cômodos. Por conta de todos esses fatores, ele se torna bastante durável, mantendo um aspecto novo e belo mesmo após muitos anos de uso.
Além de todas as vantagens acima, o Carvalho é extremamente versátil, combinando suas tonalidades e texturas com diversos estilos de decoração. Para o projeto abaixo, por exemplo, foi escolhido o revestimento em madeira Carvalho Vintage Grey, que possui uma tonalidade escura de marrom. Em conjunto com objetos pretos e paredes cinzas, ele cria uma sala de estar sofisticada, moderna e minimalista.
Indo na direção contrária da paleta de cores, a imagem, a seguir, reúne o assoalho de madeira Carvalho Nude e móveis em tons claros para criar uma sensação de continuidade e de amplitude. Os quadros com cores quentes também adicionam um toque vibrante e alegre à decoração.
Para mesclar a decoração rústica e a moderna, você pode se inspirar no próximo projeto, feito com o piso Multistrato Carvalho Bianco da Indusparquet. Para manter os elementos naturais, foram adicionados revestimentos de parede e móveis de madeira junto ao piso. Em contrapartida, a mesa de mármore e o piso frio em parte do cômodo adicionam um aspecto moderno e elegante à composição.
Para sair dos pisos, que tal inovar e levar a madeira para as paredes e tetos da sua casa? Na referência abaixo, o brise de Carvalho confere mais profundidade e textura à sala de jantar, além de um toque natural e inovador, em que a madeira ganha destaque.
_______________
Gostou das ideias? Então aqui vai mais uma dica: em 2024, a Indusparquet irá lançar novos produtos de madeira Carvalho para você construir ou reformar sua casa. Acompanhe o blog e nosso perfil no Instagram para conferir todas as novidades em primeira mão!
Leia também:
6 inspirações com a madeira em destaque
Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração
Produto para piso de madeira: o mito da cera