Vinda da língua tupi, a palavra “ipê” significa casca dura, uma das principais características dessa árvore. Graças a sua altíssima qualidade, ela é utilizada há séculos pelos povos originários do Brasil para fabricar arcos de caça. Atualmente, seu uso também é destinado à produção de móveis, revestimentos e pisos de madeira, bem como a estruturação de construções civis.
A seguir, você descobre mais detalhes sobre sua localização, vantagens e aplicações na casa. Venha com a gente e saiba mais sobre a madeira Ipê!
Onde a madeira de Ipê é encontrada?
O Ipê é uma árvore nativa da América do Sul e é encontrada em abundância aqui mesmo no Brasil, principalmente no Cerrado, na Mata Atlântica e na região Amazônica. Por conta disso, ela pode ser vista facilmente pelas ruas da cidade, com flores amarelas, roxas, rosas e em diversas outras colorações que embelezam ainda mais o país.
Quais são as vantagens da madeira Ipê?
Como mencionamos, a principal vantagem da madeira Ipê é sua dureza, que a torna uma das madeiras mais densas disponíveis no mercado. Ela também apresenta grande resistência a fungos, bactérias e fatores climáticos, como exposição ao sol, ventos fortes e água.
Além disso, o Ipê proporciona beleza e elegância para os ambientes: com tonalidades marrom-avermelhadas, ele é uma ótima opção para quem deseja dar destaque à madeira na decoração, explorando suas texturas e padrões para criar cenários únicos e autênticos.
A madeira Ipê é boa para que?
Devido a sua densidade e durabilidade, a madeira Ipê suporta cargas e pressões. Por isso, é comumente utilizada na estrutura de construções civis, como pontes, vigas e esquadrias. Graças a sua superfície com textura fina e interior denso, ela também é bastante escolhida para a fabricação de instrumentos musicais e móveis de madeira.
Sua alta resistência a parasitas e fatores climáticos também a tornam excelente para áreas externas e molhadas. Por isso, a Indusparquet conta com diversas opções de decks de madeira Ipê, que podem ser instalados em varandas, jardins, quintais e em torno de piscinas. Clique aqui e confira todas as opções disponíveis!
Como combinar a madeira de Ipê na decoração?
Agora que você já conhece os principais benefícios desse material, que tal conferir algumas inspirações para utilizá-lo na decoração da casa? Na imagem abaixo, o deck Ipê confere aconchego e beleza à varanda, com uma paginação no estilo dama que garante um visual clássico e autêntico ao ambiente. As plantas naturais também reforçam o design biofílico, que busca conectar os interiores com a natureza para promover a saúde e o conforto emocional.
A madeira Ipê também pode ser aplicada no revestimento de paredes e tetos. Na referência, a seguir, o produto foi utilizado para dar textura e profundidade à fachada da casa. Além de contribuir para a decoração, o brise Ipê também serve para proteger portas e janelas de vidro, mantendo a privacidade dos moradores sem abrir mão de uma boa ventilação e iluminação natural para o interior do imóvel.
Por ser um produto versátil, o Ipê também é uma ótima escolha para decorar ambientes internos, garantindo conforto térmico, elegância e muita beleza. No projeto abaixo, o Ipê Champagne é utilizado no teto, parede e assoalho de madeira para criar uma decoração rústica, reforçada pelos móveis de madeira e pelo tapete de couro.
Além das referências anteriores, em nosso site você encontra o piso de Ipê na paginação Versailles, Legneto e Espinha de Peixe, assim como opções de deck liso, reto ou frisado. Clique aqui e conheça todos os modelos disponíveis!
_____________________
No blog da Indusparquet você descobre os principais benefícios estéticos e funcionais de cada tipo de madeira, além de dicas de decoração para compor ambientes residenciais e corporativos. Acesse e confira nossas atualizações!
Leia também: