Assim como a madeira, o mármore também é um material resistente e versátil para a decoração de sala, quarto, banheiros modernos e de qualquer ambiente clean e sofisticado. Quando aliados, o mármore com madeira é capaz de trazer elegância para os espaços, promovendo um efeito rústico e atemporal para a decoração de casa.
Uma vez que o mármore é um material frio e a madeira um material quente, a associação entre as duas matérias-primas naturais é capaz de transformar qualquer projeto de decoração em uma experiência sinestésica. Conheça as vantagens de cada material e saiba como combinar o mármore com madeira para criar as decorações mais surpreendentes.
Graças à variedade de tons e desenhos dos veios, o mármore é um material muito utilizado na decoração de casa. Dependendo do tipo, o mármore pode ser branco com veios acinzentados (mármore carrara), preto com veios brancos (mármore nero), bege com veios brancos (mármore travertino), vermelho com veios vermelhos ou brancos (mármore rosso verona) ou marrom com veios dourados (mármore marrom imperador).
A madeira, por sua vez, também oferece uma diversidade de tonalidades para combinação. Entre as mais comuns, estão as madeiras claras, como o Carvalho e o Tauari, as mais escuras, como o Ipê e a Sucupira, e os tons mais castanhos, como o Cumaru, a Peroba Mica e a Peroba Dourada.
Uma dica para combinar as cores do mármore com madeira é sempre mesclar os tons escuros com tonalidades mais claras. Além desse efeito de contraste, também é possível escolher materiais de cores parecidas. Nesse caso, é importante que os espaços decorados com mármore e madeira mais escuros sejam bem iluminados.
Para a decoração de sala e quarto, a aplicação do mármore e a da madeira promovem um visual moderno e sofisticado. Para combinar os dois elementos, o mais comum é alternar a instalação de piso e de revestimento de parede ou teto com cada material.
Por ser considerado um “piso frio”, o mármore pode ajudar a diminuir a sensação térmica, o que pode ser vantajoso em regiões de altas temperaturas. Já o piso de madeira, que possui um aspecto mais quente, é ideal para criar uma decoração de sala ou quarto mais acolhedora e aconchegante.
Outra opção interessante é combinar o mármore com madeira no próprio piso. Nesse sentido, é possível brincar com diferentes combinações de cores e formatos para dar forma a uma estética contemporânea e única.
Como o mármore é um material poroso, ele consegue absorver água com mais facilidade. É por isso que a matéria-prima é muito recomendada para a decoração de espaços como a cozinha e o banheiro.
Nas cozinhas, o mármore sempre aparece como opção de bancadas, principalmente para quem quer investir em um ambiente com conceito aberto ou cozinha americana. No banheiro, o material é geralmente utilizado em cubas, bancadas ou até mesmo no box.
Em todas essas situações, a madeira pode quebrar o tom gelado e trazer charme para uma decoração com mármore por meio de armários, prateleiras, espelheiras, boxes e bases mais banheiras. A única condição é que seja um piso próprio para ambientes úmidos, como o deck, ou que haja um cuidado redobrado para evitar o contato da madeira com a água, como o uso de tapetes.
Viu só como o mármore com madeira pode ser uma dobradinha de sucesso para a decoração de casa? Compartilhe essas dicas com mais gente!
Leia também:
Minimalista e aconchegante: conheça a decoração escandinava
Decoração: uso de madeira em banheiros