Entre as inúmeras vantagens do piso de madeira, estão sua versatilidade e facilidade de combinar com diversas cores e estilos. Entretanto, apesar de ser considerado um elemento neutro, deve haver equilíbrio entre ele e os móveis de madeira, para quem ambos possam se destacar sem poluir a decoração.
A seguir, você descobre 4 dicas para combinar diferentes tipos de madeira na sua casa ou empresa. Venha com a gente e saiba mais!
1 – Combine tons de madeiras semelhantes
A primeira dica para combinar diferentes tipos de madeira é escolher tons similares para o piso e para os móveis. Assim, você poderá criar uma conexão entre eles e evitar que o espaço se torne visualmente caótico, com muitos estímulos diferentes.
De maneira geral, as tonalidades de madeira se dividem em dois grupos: as frias e as quentes. Mantenha suas escolhas dentro de uma dessas categorias e dê preferência para, no máximo, 3 tons de distanciamento, para que o ambiente inteiro tenha “a mesma cara”.
A imagem acima é uma ótima referência de pisos e móveis que se combinam por semelhança de tons: o Multistrato Carvalho Bianco harmoniza perfeitamente com as tonalidades dos móveis planejados e da mesa de jantar, apesar de não serem feitos com o mesmo produto. Além de manter o ambiente integrado, o uso de madeiras claras também contribui para a sensação de amplitude e luminosidade do apartamento.
2 – Aposte em madeiras com cores contrastantes
Se não quiser escolher cores que combinam com móveis de madeira e piso por semelhança de tonalidades, você também pode compor o ambiente com tons de madeira com alto contraste. Na imagem acima, por exemplo, a tonalidade escura do Jatobá contrasta com as cadeiras de madeira clara de forma harmônica, sem que os elementos pareçam desconexos.
O caminho contrário também é uma excelente opção, como mostram as referências abaixo: os assoalhos de madeira com tonalidades clara e média contrastam com os móveis de madeira escura de maneira equilibrada, para que ambos tenham o merecido destaque na decoração.
3 – Foque nos detalhes
Para não correr o risco de sobrecarregar o ambiente com muitas cores de madeiras para móveis e pisos, recomendamos que você foque nos detalhes. Além de harmonizar a paleta por semelhança ou contraste, como já explicamos acima, também é possível combinar os elementos pela tonalidade dos veios da madeira.
Na inspiração acima, por exemplo, os veios do Reale Carvalho apresentam uma tonalidade mais escura, que se assemelha à madeira utilizada nos bancos da cozinha. Esse pequeno detalhe cria uma sensação de continuidade entre o piso e o móvel, mesmo com o alto contraste entre eles.
4 – Use tapetes para ligar os elementos
Por fim, os tapetes são grandes aliados na hora de mesclar pisos e móveis de madeira, principalmente quando eles possuem tonalidades semelhantes. Para evitar que os elementos desapareçam e fiquem apagados na decoração, separe-os com a ajuda de um tapete. Ele será responsável por criar um contraste no espaço, ressaltando a tonalidade do piso e dos objetos.
__________________
Agora que você já sabe como combinar móveis e pisos de madeira, confira os produtos Indusparquet em nosso site e encontre o que mais combina com seu estilo. Se preferir, vá até a loja mais próxima de você e conte com a ajuda de nossos vendedores para definir seu projeto dos sonhos!
Leia também:
Hall de entrada: como montar um bonito e funcional