Os móveis de madeira maciça são os preferidos de muitos designers de interiores, graças à beleza natural e à durabilidade que essas peças possuem. No artigo de hoje, te contamos os principais benefícios de escolher móveis sólidos e como combiná-los com o piso de madeira para garantir mais conforto e elegância à decoração. Saiba mais!
O que é um móvel de madeira maciça?
A madeira maciça é uma peça pura de madeira, que foi extraída da árvore e transformada em móvel sem ser misturada com outros materiais, como chapas e fibras sintéticas. Os móveis desse tipo costumam ser feitos com madeira de Pinho, Carvalho, Eucalipto e Pinus, mas também podem ser encontrados em outras espécies.
Por ser feito com madeira sólida, o móvel de madeira maciça é mais resistente a danos. Além disso, é uma peça fácil de restaurar e, com os devidos cuidados, pode durar mais de 100 anos. Um verdadeiro investimento para a casa!
Por que utilizar móveis de madeira maciça?
Como mencionamos acima, os principais benefícios dos móveis de madeira maciça são a alta resistência e durabilidade. Por isso, é excelente para peças bastante usadas no dia a dia, como cadeiras, mesas, armários de cozinha e gaveteiros.
Além disso, eles são versáteis e atemporais, adicionando um toque de sofisticação e conforto a qualquer estilo. Apesar de ser bastante utilizada para confeccionar móveis rústicos, a madeira maciça vai do estilo clássico ao contemporâneo. Uma escolha certeira tanto para quem deseja uma decoração que nunca sai de moda quanto para quem gosta de mudar o visual da casa com frequência.
Como cuidar de móveis de madeira maciça?
Os móveis de madeira maciça requerem alguns cuidados para serem preservados por décadas. Confira as principais dicas de manutenção abaixo:
1 – Remova a poeira com um pano úmido apenas com água. Torça-o bem para retirar o máximo de líquido possível;
2 – Evite produtos de limpeza com álcool e utensílios abrasivos, como esponjas e palhas de aço. Caso contrário, você poderá riscar o móvel e agredir a madeira;
3 – Mantenha os móveis a pelo menos 10 cm da parede para evitar a umidade e a aparição de mofo;
4 – Utilize toalhas de mesa, suportes para panelas e porta copos para impedir trocas de calor que mancham a madeira;
5 – Mantenha os móveis longe do contato direto com o sol. A exposição solar pode manchar e descolorir a madeira.
Como combinar móveis de madeira maciça com o piso de madeira?
É normal ter dúvidas na hora de combinar móveis de madeira com um piso que também é de madeira. Afinal, o excesso de elementos naturais pode tornar o ambiente carregado e sem destaque. Uma dica simples para equilibrar a decoração é escolher móveis que gerem contraste com o piso, como na referência acima.
Móveis escuros combinam perfeitamente com pisos de madeira claros – como o Tauari, Carvalho Branco e Peroba Mica. Já os móveis claros se destacam mais em pisos escuros, como o Sucupira, Jatobá e Ipê.
Além do método de contraste, você pode combinar os móveis e pisos por semelhança: na imagem abaixo, a mesa de jantar de madeira maciça possui uma cor parecida com o do piso de taco e do deck Cumaru. Essa proximidade de tons cria uma conexão entre os objetos, reforçando a ideia de que eles pertencem ao mesmo cenário. Acesse nosso site e confira todos os pisos disponíveis!
Mais inspirações para decorar sua casa com móveis de madeira maciça!
Agora que você já sabe por que e como utilizar os móveis de madeira maciça na decoração. Que tal se inspirar com mais algumas ideias para a sua casa? Confira mais 7 referências, a seguir:
________________________
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você descobre como combinar a madeira com diversos materiais, cores e estilos de decoração. Acesse e fique por dentro das tendências!
Leia também:
Piso de madeira e concreto: descubra como combiná-los na decoração
Guia de cores: como utilizar preto na decoração
Conheça as principais tonalidades de pisos de madeira e como combiná-las