O cumaru é um dos queridinhos na escolha de clientes e arquitetos para os mais diversos tipos de projetos. Do mais casual ao formal, do romântico ao elegante, o tom âmbar da espécie amazônica cria uma base neutra para o design, sempre remetendo ao conforto e aconchego na escolha do piso para casa.
Por ser um dos destaques do Grupo Indusparquet, a madeira cumaru está presente em todas as linhas de produtos, sendo assim adaptável a diferentes estilos e permitindo o uso da criatividade para a criação de padrões personalizados com peças de diferentes tamanhos, acabamentos e finalidades. Além disso, muitos nos perguntam sobre quanto tempo dura a madeira cumaru e a resposta é simples: a durabilidade é alta e varia em cada linha de acordo com a estrutura das peças, aceitando diversas revitalizações ao longo de décadas.
Em dúvida sobre qual linha da madeira cumaru combina mais com seu projeto? Confira algumas dicas que preparamos para ajudar na sua escolha!
Na Linha Tradicional, as peças vão de 2m a 5m e são coladas e parafusadas, recebendo uma camada de verniz, a escolha do cliente, em sua finalização. Este tipo de acabamento traz vitalidade para o espaço e agrega aos projetos com versatilidade, sendo um destaque em ambientes que buscam pelo uso de tons neutros, terrosos ou mesmo com o contraste do preto e branco.
Já as demais linhas de assoalho como a Piso Pronto, Multistrato, Multiestruturado e Multilaminado possuem peças de 28 cm até 2,2m de comprimento e instalação simplificada a base de cola que não demandam a finalização em verniz. O exemplo acima faz parte da linha de madeira de demolição e seu acabamento fosco remete um ambiente mais despojado e com maior praticidade na limpeza, ainda que todas as linhas de assoalho aceitem revitalizações ao longo dos anos.
As linhas taco e legneto possuem tamanhos em menor escala e remetem aos pisos tradicionais das casas brasileiras. São comumente utilizados em designs ao estilo tradicional, com móveis rústicos que se associam bem a cores escuras. Seu principal charme é a criação de padrões como versailles e escamas de peixe, trazendo o piso como destaque do ambiente e sendo uma ótima opção de piso para sala.
Do chão ao teto, Indusparquet é um design certo! O projeto acima desponta com uma estética disruptiva, leve e despojada, onde o uso da madeira cumaru é presente no piso e se destaca por todo teto, conectando as áreas sociais através dos brises. As peças também podem ser utilizadas para o revestimento de paredes internas.
O deck cumaru é sinônimo de elegância e sofisticação. A linha é desenvolvida para oferecer muita durabilidade e sustentar as condições de exposição ao clima sem demonstrar desgastes. A tendência mais recente é que seu uso seja feito também em ambientes internos, revestindo banheiros, chuveiros e saunas, trazendo o conforto de um spa para dentro de casa.
Qual das linhas cumaru cairia bem no seu projeto?
Leia também: