A união do concreto com a madeira é um ótimo exemplo do ditado popular “os opostos se atraem”, e nós vamos explicar o porquê: enquanto o concreto é um recurso não renovável e que prejudica o meio ambiente ao emitir CO2 na atmosfera, a madeira é um material renovável e que ajuda a preservar o planeta, absorvendo gás carbônico e reduzindo os poluentes da atmosfera.
Por conta do compromisso com a sustentabilidade, a madeira vem sendo cada vez mais utilizada nas construções civis, substituindo quantidades consideráveis de aço e concreto nas obras. Entretanto, isso não quer dizer que devemos demolir todos os prédios de concreto. Afinal, o reaproveitamento de materiais também faz parte das iniciativas sustentáveis.
Para utilizá-lo de forma consciente e sem causar mais danos ao meio ambiente durante a reforma, você pode combinar o concreto existente na construção com a madeira, deixando sua estrutura exposta para criar um cenário moderno e industrial, sem abrir mão do conforto do lar.
A seguir, você confere as principais características de cada material e como reuni-los na decoração da sua casa.
Madeira x Concreto: conheças as características de cada material
Os dois materiais não se diferem apenas no impacto que causam no meio ambiente, mas em diversas outras características: enquanto o concreto apresenta um ar inovador, frio, sóbrio e industrial, a madeira chega trazendo equilíbrio térmico, aconchego e elementos naturais para o local.
Todas essas características reunidas ressaltam as particularidades de cada material, equilibrando as texturas e sensações que eles carregam, além de criar uma estética que contrasta de forma harmônica.
Decoração com madeira e concreto
Como já comentamos em nosso artigo sobre cores e tons que combinam com madeira, a cor cinza é ideal para decorações cleans e sofisticadas, combinando perfeitamente com um estilo moderno e minimalista. Por ser neutra, ela também pode ser mesclada com objetos em cores quentes ou frias para dar destaque a eles.
No exemplo acima, o concreto ocupa grande parte do cenário, estando presente nas colunas e paredes. Junto com os canos à mostra e luminárias de metal, ele cria uma atmosfera industrial na casa. Entretanto, a madeira presente nos móveis e as plantas ornamentais garantem um toque natural e aconchegante à sala de estar.
Já na imagem abaixo, a coluna de concreto cru traz uma aparência de galpão para o loft assinado por Lufe Gomes, enquanto o assoalho de madeira de demolição Peroba Mica e as folhagens são responsáveis pela sensação de conforto que um lar demanda.
A decoração com cimento queimado na parede e no teto também se tornou uma tendência. Na inspiração, a seguir, ela se junta com uma parede de tijolos expostos e com trilhos de luminárias para compor o cenário industrial, mesclando-se com um toque rústico proporcionado pelo piso Cumaru Vintage.
Além da decoração com cimento queimado no teto, a imagem abaixo também aposta na divisão de ambientes sem paredes utilizando pisos de madeira e de concreto: o chão de cimento delimita a área da cozinha ao fundo, enquanto o assoalho de Carvalho Bianco abrange a área da sala, conferindo conforto térmico para torná-la mais aconchegante e receptiva.
Agora que você já sabe como combinar dois elementos diferentes para criar ambientes únicos e cheios de personalidade, que tal conferir mais dicas de decoração e tendência em nossa conta oficial do Pinterest? Lá você encontra ideias para compor cenários residenciais e empresariais. Acesse e inspire-se!
Leia também:
Por que vale a pena investir em piso de madeira?
Pisos de madeira para o inverno: 5 opções para tornar o ambiente mais aconchegante
10 tipos de pisos de madeira e onde aplicá-los