Uma das principais características do piso de madeira é a sua versatilidade. Uma vez que apresenta uma variedade de opções de cores, o piso de madeira acaba permitindo um universo de possibilidades na decoração de casa. Mas, afinal, você sabe qual a melhor cor para um piso de madeira? Entre o piso claro e o piso escuro, qual suja mais? Existe alguma diferença em relação à durabilidade das duas tonalidades?
Para responder a essas e outras perguntas, indicamos alguns pontos de atenção na hora da escolha de um piso de madeira para decoração de casa. A partir de aspectos como o estilo de decoração de casa, o tamanho do ambiente e os frequentadores daquele espaço, é possível ter uma clareza muito maior sobre a definição de um piso escuro ou um piso claro para o seu projeto.
O primeiro detalhe a ser considerado durante a escolha da cor de um piso de madeira é o tamanho do local onde será aplicado. Opções de madeira clara, por exemplo, tem a capacidade de ampliar os ambientes, dando a impressão de um espaço maior. Nesse sentido, o piso amadeirado claro é recomendado para locais pequenos.
O piso de madeira escuro, pelo contrário, causa a sensação de que um ambiente é menor. Essa regra, no entanto, pode variar muito de acordo com a cor dos móveis, paredes e outros objetos. No caso de um mobiliário escuro, o contraste com um piso claro tende a iluminar o espaço. É por isso que, antes de escolher a cor de um piso de madeira, fique atento para todas as características do local.
O estilo de decoração do ambiente onde o piso de madeira será empregado deve ser outro item essencial na sua balança. Enquanto o piso claro é conhecido por compor espaços mais leves e contemporâneos, o piso escuro é mais indicado para quem busca uma decoração mais clássica e elegante. Por chegar mais próximo da cor natural da madeira, o piso amadeirado escuro, inclusive, é uma ótima sugestão para compor visuais rústicos.
Também é possível definir o tom de um piso de madeira pensando em cada cômodo de uma casa. Em um banheiro com piso de madeira ou cozinha com piso amadeirado, onde os móveis e eletrodomésticos geralmente são mais claros, um piso escuro pode garantir um efeito sofisticado e minimalista. Já no caso de cozinhas e lavabos muito pequenos, a escolha de um piso claro ajuda a ampliar o ambiente.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental considerar quem serão os principais usuários do espaço de aplicação de um piso de madeira. Dependendo da finalidade de cada superfície, o piso claro é uma solução mais indicada, já que é mais fácil de limpar. No entanto, para disfarçar manchas e arranhões, o ideal é optar por uma madeira com aspectos de demolição.
Em relação ao acúmulo de sujeira, o piso escuro é uma opção mais prática. Mesmo assim, o piso amadeirado escuro ainda pode destacar algumas marcas. Para amenizar esse problema, um caminho é optar por madeiras que possuem veios e pigmentos. Dessa forma, a cor natural do material permite que a sujeira não ganhe tanto destaque no seu piso de madeira. Lembrando que, para manter a limpeza do seu piso de madeira, existem produtos como o Skania Super Limpador, que remove toda a sujeira do piso sem agredir o verniz, mantendo toda a beleza natural da madeira.
Você já sente mais segurança para escolher entre um piso claro e um piso escuro? Então compartilhe essas dicas com mais pessoas!