A cada dia que passa, as plantas estão conquistando mais espaço em locais fechados para conferir um toque natural, vivo e colorido à decoração. Entretanto, seus benefícios vão muito além da parte estética: as folhagens ajudam a purificar o ar e contribuem para um ambiente mais saudável, sendo bastante recomendadas para os quartos.
No artigo de hoje você descobre as principais vantagens de comprar plantas para dentro de casa e as melhores opções para cultivo, além de dicas de decoração para combiná-las com o cômodo. Leia e saiba mais!
Por que ter plantas no quarto?
Como mencionamos, a decoração com plantas não é apenas uma questão estética. Ao levar as folhagens para dentro de casa você aproveita diversos benefícios, sendo os principais:
Quais são as melhores plantas para ter dentro de casa?
Ao escolher plantas para ter no quarto, é importante verificar as condições necessárias para ela se desenvolver. Como se trata de um ambiente interno, recomendamos espécies que são cultivadas em sombra ou luz indireta, pois podem ficar longe de janelas e varandas. Confira abaixo 10 plantas que melhoram a qualidade do ar:
Para facilitar o dia a dia e garantir que as plantas estejam sempre saudáveis, invista em vasos autoirrigáveis. Além de fornecer água na frequência e quantidade corretas, esse modelo evita o acúmulo de sujeiras e a proliferação de mosquitos nos pratinhos, tornando o ambiente ainda mais seguro.
Como criar uma decoração com plantas?
As plantas combinam com outros elementos naturais, como pisos de madeira, paredes de pedras e fontes de água. Juntos, eles reforçam a atmosfera relaxante do quarto, para que você possa descansar com mais tranquilidade e conforto.
Aposte em cores contrastantes para destacar todos os itens: um piso de madeira claro, como o Carvalho ou Tauari, conversa perfeitamente com plantas com folhagens escuras. Já os pisos escuros – como o Sucupira e o Jatobá – podem ser combinados com folhagens mais claras ou tricolores, como a Dracaena e Hera Inglesa. Vasos com flores coloridas também adicionam um toque vibrante e cheio de vida à decoração, harmonizando com todas as tonalidades de pisos.
Você pode utilizar diversos tamanhos de plantas: para quartos pequenos, procure por miniaturas, como cactos e suculentas, que cabem em cima da escrivaninha, mesa de cabeceira, prateleiras e estantes. Plantas pendentes, como a Samambaia e a Jiboia, também são ótimas opções para embelezar o ambiente sem comprometer a circulação no espaço. Já se você tiver um quarto amplo, recomendamos vasos grandes posicionados no chão, como a Palmeira.
Para criar uma estética mais rústica, combine-as com adornos de argila, tapetes em algodão cru, mantas de linho, cachepôs de sisal, móveis de madeira e outros objetos artesanais.
Agora que você já sabe como decorar um quarto com plantinhas, confira todos os pisos disponíveis em nosso site para criar um cenário aconchegante, tranquilo e purificado. Lá você encontra modelos em diferentes tonalidades e medidas, além de revestimentos para paredes e tetos. Clique aqui e conheça nosso portfólio completo!
____________________
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você confere diversas dicas de decoração para tornar os ambientes sofisticados e cheios de personalidade. Acesse e fique por dentro das tendências!
Leia também:
Ideias de home office: dicas para montar o canto de trabalho
Decor: conheça nossa linha de revestimentos para ambientes internos
Porta de entrada para a decoração: como usar madeira no hall e na varanda de casa