Plantar sua própria cadeira, mesa ou qualquer outro móvel para casa parece uma realidade pouco provável, mas a imaginação do designer Gavin Munro foi capaz de realizar este feito e criar um novo conceito de arte e sustentabilidade do outro lado Atlântico.
Preocupado com o meio ambiente, o artista inglês desenvolveu o projeto Full Grown para transformar os móveis de sua própria casa e apresentar uma forma sustentável e moderna de produção. Com o uso de moldes plásticos, ele faz com que as árvores cresçam já nos formatos de móveis, como cadeiras, mesas e até luminárias — como uma impressora 3D orgânica, que usa ar, terra e sol como matéria-prima.
Apesar de inovadora para a lógica de produção atual, a inspiração para o projeto surgiu há muito tempo, a partir de técnicas ancestrais indígenas que já utilizam a modulação de raízes de árvores para a construção orgânica de pontes. Gavin aprimorou a técnica para produzir diversas outras peças e hoje utiliza seu jardim, em Derbyshire, no interior da Inglaterra, como uma fazenda onde os móveis plantados podem crescer à vontade.
Sua primeira colheita de móveis foi de um Salgueiro — árvore que demora cerca de três a quatro anos para crescer. A escolha não foi aleatória: trata-se de uma árvore forte, de madeira resistente, com boa aderência entre os galhos e que não demora a crescer, em comparação a outras espécies. Gavin também cultivou carvalho e fraxinus, além das espécies frutíferas como árvores de maçã e ameixa.
Plantar seus próprios móveis pode parecer uma ideia um pouco impossível, mas o projeto Full Grown, do designer Gavin Munro, prova que é uma realidade!
Após escolher a espécie, o próximo passo é plantar. Quando os primeiros galhos começam a surgir, um molde em formato do móvel é instalado à árvore para guiar a direção correta de crescimento dos pequenos troncos.
Assim que a peça alcança o formato desejado, o molde é retirado para que os troncos se fortaleçam e fiquem mais grossos. De acordo com o fundador do projeto, é preciso ter paciência, pois esse processo pode levar alguns anos.
O tempo de produção varia de acordo com a peça escolhida. Uma cadeira, por exemplo, pode levar de seis a dez anos para ficar pronta. Pode parecer muito tempo, mas Gavin lembra que uma árvore pode levar 60 anos ou mais para produzir madeira resistente.
O projeto está desenvolvendo protótipos para reduzir estes prazos e acelerar o processo — luminárias, que são peças menores, podem ser produzidas em apenas 16 meses e adquiridas à pronta entrega pelo site. Já as peças maiores precisam ser encomendadas; o respeito ao tempo de crescimento e a quebra de padrões de consumo, transformam a produção de Gavin em um conceito e suas peças, em uma forma de arte exclusiva. As peças são prestigiadas e já ganharam prêmios e destaque em galerias no mundo inteiro.
Assim que os galhos estiverem prontos, o móvel é retirado do solo e passa por um processo de secagem. Em seguida, recebe uma camada de óleo de cera para, enfim, estar pronto para uso.
Os resultados apresentam móveis esteticamente incríveis e de aparência única. Por serem móveis produzidos de forma artesanal, as peças garantem vida longa e prometem se tornar uma antiguidade da casa, resistentes à gerações.
Leia também:
Grupo Indusparquet investe em tecnologia sustentável para reduzir a emissão de poluentes