As novas formas de organização social estimuladas pelo contexto pós-pandemia continuam influenciando diferentes modos de viver. O principal deles é a maior necessidade de se conectar com a natureza, de se comprometer com a sustentabilidade e de conviver com as pessoas, o que leva à criação de espaços orgânicos, dinâmicos e integrados, assim como ao uso de materiais naturais, como a madeira.
Neste conteúdo, vamos explorar cinco tendências de decoração de 2023, para que você possa se inspirar no seu projeto de arquitetura e design.
A conexão com materiais, formas, cores e texturas da natureza é a tendência de decoração que orienta todas as demais dicas desta lista. Isso porque o design biofílico – como é chamado este estilo de decoração com elementos naturais – é o grande responsável por suprir diversas demandas do mundo moderno, como a redução nos níveis de stress, a promoção do desenvolvimento sustentável e o aumento da criatividade, produtividade e concentração.
Como você vai ver a seguir, existem vários jeitos de inserir a natureza nos ambientes internos da sua casa. Mas para aproveitar todo o potencial desta tendência de decoração para 2023, é importante investir na utilização de janelas grandes, para valorizar a ventilação e a iluminação natural. Além disso, introduzir plantas e pontos de água nos espaços de casa também são características desse tipo de decoração.
As formas orgânicas são o que garantem um dos vínculos mais fortes da decoração com a natureza. Seja em formatos mais rústicos ou mais acabados, os pisos orgânicos ajudam a tornar os espaços mais acolhedores, atribuindo fluidez e movimento à decoração de casa.
Outra maneira de trazer essa tendência é optar por revestimentos com materiais naturais. Neste sentido, os pisos de madeira, assim como os assoalhos de madeira, representam uma ótima alternativa para quem quer aplicar esse tipo de recurso no ambiente domiciliar. Ainda mais os que apresentam veios e aspectos da matéria-prima in natura.
Seguindo a tendência de decoração que promove o bem-estar nos espaços, o painel ripado de madeira é um recurso que aquece visualmente os ambientes. Para reproduzir esse efeito, a estrutura pode ser aplicada atrás da TV, na cabeceira da cama ou em alguma parede de destaque.
Uma forma de ampliar um cômodo por meio do painel ripado de madeira é escolher um piso de madeira na mesma tonalidade da estrutura ripada. Assim, o conjunto adquire bastante uniformidade e permite a sensação de um espaço mais amplo e aconchegante.
Mais uma maneira de ampliar espaços pequenos é usar o mesmo revestimento no piso e na bancada. Principalmente se o material utilizado tiver uma cor clara. Ao usar tanto piso de madeira quanto uma bancada de madeira, você ainda fica por dentro de duas tendências de decoração de casa: a conexão com os elementos da natureza e a promoção de espaços mais integrados.
Outro jeito de agregar um aspecto mais natural na decoração de casa é a partir do uso das cores. Entre elas, as melhores opções são as cores mais neutras, como os tons amadeirados, o off white, o cinza e o bege, e as tonalidades mais comuns na natureza, como o verde e o azul.
Para reforçar essa tendência de decoração sem deixar o ambiente cansativo, é possível apostar em uma parede, tapete ou outro objeto grande nessas tonalidades. Já para deixar o espaço mais aconchegante, você pode abusar de cores mais terrosas, como o terracota e o marrom ou, ainda, alguns detalhes em laranja.
Preparado para aplicar essas tendências de decoração na sua casa? Salve essas dicas para consultar depois e garanta um ambiente aconchegante e acolhedor o ano inteiro.
Decoração com cores da natureza
Bioarquitetura: ecológica e sustentável
Sala de estar e jantar integradas