O piso de madeira é uma escolha bastante popular e versátil na decoração das casas, atuando como uma base coringa para destacar móveis e objetos decorativos, tanto nos estilos mais tradicionais quanto nos contemporâneos.
Na hora de escolher o piso que mais combina com seu lar, é preciso considerar a tonalidade do produto. Existem várias opções disponíveis, desde a madeira clara à escura, cada uma com suas características únicas que transmitem personalidade e aconchego aos cômodos.
No artigo, a seguir, você descobre quais são os principais tons de pisos e como escolher o ideal para seu estilo, além de dicas de cores que combinam com madeira para criar ambientes sofisticados e bonitos. Leia e saiba mais!
Quais são as principais tonalidades de piso de madeira?
Os pisos de madeira podem ser encontrados nas mais diversas tonalidades. Entretanto, podemos separá-los em 4 grupos de tons principais:
Como escolher a cor do piso de madeira?
Existem diversos fatores que influenciam na escolha do piso de madeira ideal. Um deles é o estilo de decoração. Como mencionamos anteriormente, ambientes minimalistas combinam melhor com uma madeira clara. Já a decoração clássica conversa perfeitamente com os pisos intermediários. Por sua vez, os estilos mais contemporâneos e sofisticados podem ser mesclados com madeiras acinzentadas ou escuras.
O tamanho do cômodo também deve ser levado em consideração: pisos claros tornam os ambientes mais luminosos e amplos, enquanto os pisos médios e escuros podem causar um efeito contrário. Por isso, são recomendados para áreas maiores.
Por fim, considere a quantidade de luz natural que entra nos ambientes internos durante o dia. Se a iluminação for intensa, dê preferência para pisos médios e escuros para equilibrar a luminosidade. Por outro lado, se a entrada de luz for pequena, opte por pisos claros para ajudar a refleti-la.
Pode misturar duas tonalidades de madeira?
Sim! A madeira é um material versátil e que pode ser combinado com outras tonalidades para criar espaços criativos e autênticos. Contudo, é preciso considerar alguns aspectos importantes para garantir uma mistura equilibrada.
Você pode combinar as tonalidades por semelhança ou contraste. Para a primeira opção, escolha madeiras com tonalidades parecidas. Assim, você irá criar uma transição suave e harmônica entre as duas espécies. Se preferir a junção por contraste, combine uma madeira marrom escura com uma clara para que as duas se destaquem no cenário.
Para as duas alternativas, considere sempre a proporção das cores. Recomendamos que você escolha um tom principal para os pisos e um tom secundário para destacar móveis e objetos decorativos.
Como combinar as cores de piso de madeira com a decoração?
Na hora de escolher outros tons que combinam com madeira, é importante ter em mente a paleta de cores geral da sua casa. Por exemplo, se você tem um piso de madeira claro, utilize cores vibrantes em certos pontos para dar destaque à decoração, como almofadas e vasos na cor azul royal.
O marrom claro também é um dos tons de madeira que combinam com cinza. Na referência abaixo, o Tauari Mate se junta com a parede e balcão cinzas para criar uma áurea clean e sofisticada na sala de jantar.
Já se estiver em busca de cores para combinar com o piso marrom médio, aposte em opções complementares, como verde e azul escuro. Você pode utilizá-las em sofás, tapetes e móveis, contribuindo para uma estética harmoniosa e aconchegante.
Para finalizar, o branco e o amarelo são as principais cores que combinam com madeira escura, garantindo equilíbrio e destaque tanto para o piso quanto para a mobília.
__________________________
Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Indusparquet você encontra diversas dicas para combinar a decoração da casa com pisos e revestimentos de madeira. Acesse e fique por dentro das novidades!
Leia também:
Decoração com varanda de madeira
Guia de cores: como utilizar rosa na decoração
Móveis de madeira: 4 dicas para combiná-los com o piso de madeira