A madeira de Copaíba é um material muito valioso no mundo da arquitetura e do design de interiores. Com sua beleza natural e alta durabilidade, ela é uma ótima escolha para pisos, tornando a casa ainda mais aconchegante, sofisticada e agradável.
A seguir, você descobre os detalhes sobre a origem da Copaíba, suas principais características e indicações de uso, além de dicas para utilizar essa madeira escura na decoração de forma equilibrada. Confira!
Qual é a origem da árvore de Copaíba?
A Copaíba é nativa da América do Sul e encontrada em maior abundância na região Amazônica. Existem diversas espécies parecidas que também levam o nome de Copaíba e podem ser conhecidas por outras variações, como Copaíba-preta, Copaíba-vermelha, Copaíba-roxa, Copaíba-angelim, entre outros.
De maneira geral, a árvore pode chegar até 30 metros de altura, com uma copa larga e densa que faz jus ao seu nome.
Por que se diz que a Copaíba é madeira de lei?
Antes de mais nada, vale explicar o que é a madeira de lei: esse é o termo utilizado para falar de espécies nobres de madeira que apresentam altíssima qualidade, resistência e durabilidade. A expressão surgiu na época colonial, quando a família real decretou uma lei em que as madeiras nobres só poderiam ser extraídas e utilizadas pelos governantes.
Sendo assim, a Copaíba também é chamada de madeira de lei por ser bastante resistente a cupins e umidade, podendo durar diversas décadas sem apresentar sinais de deterioração.
Quais são as principais características da madeira Copaíba?
A Copaíba apresenta uma tonalidade escura de marrom-avermelhado, além de veios escuros, textura média e grãos irregulares. Quando polida, a madeira apresenta um brilho natural intenso, que ressalta ainda mais seus detalhes únicos.
Para que serve a Copaíba?
Por ser uma madeira resistente, durável e fácil de trabalhar, a espécie pode servir de matéria-prima para diversos fins. É uma excelente madeira para construção civil, sendo utilizada tanto para fins temporários, como andaimes e pontaletes de obras, como em vigas que sustentam a estrutura interna.
Além disso, a madeira Copaíba é boa para realizar os acabamentos internos, como pisos, forros, esquadrias, venezianas, portas, rodapés e cordões. Ela ainda pode ser usada na fabricação de móveis, instrumentos musicais, embalagens, carrocerias, entre outros.
Aqui na Indusparquet, a espécie é utilizada na produção de pisos de madeira multiestruturados, que recebem até 8 camadas de verniz, com aplicação de óxido de alumínio e secagem UV para conferir ainda mais resistência e durabilidade ao material. Clique aqui e conheça todos os modelos disponíveis em nosso site!
Como usar a madeira Copaíba na decoração?
Por se tratar de uma madeira com tonalidade escura, muitas pessoas têm dúvidas de como combinar a Copaíba com a decoração sem deixar o visual pesado. Para manter o equilíbrio é importante criar contraste entre o piso e os objetos do ambiente. Dê preferência para móveis claros e tons neutros, como branco, bege e areia. Para destacar pontos vibrantes, aposte em almofadas, vasos, quadros e outros itens decorativos coloridos.
Tapetes claros, como o da imagem acima, também são excelentes aliados para criar contraste no chão e separar os móveis do piso, destacando ambos. Outra dica é apostar em plantas naturais para criar pontos de cor e tornar os ambientes internos mais leves e aconchegantes. Clique aqui e confira mais dicas de como utilizar a madeira escura na decoração!
__________________
Agora que você já sabe o que é a Copaíba, que tal conhecer outros tipos de madeira utilizados na construção e decoração das casas? Aqui no blog da Indusparquet você confere os principais detalhes sobre a madeira Cumaru, Tauari, Carvalho e muitas outras. Acesse!
Leia também: