Aqui no blog, já falamos sobre o mito da cera nos pisos de madeira e como limpá-los para manter sempre a higienização em dia. Hoje, falaremos sobre um produto essencial para manter os pisos protegidos, bonitos e duráveis: o verniz.
A seguir, você confere a importância do produto, suas características e cores. Fique com a gente e saiba mais!
O verniz é um revestimento que tem a função de proteger a superfície do piso de madeira, fornecendo mais durabilidade contra manchas, umidade e desgastes. Além disso, ele também destaca a beleza natural da madeira, podendo criar uma camada transparente ou colorida, conforme a escolha para o ambiente.
Os pisos de madeira da Indusparquet passam por nove camadas de produtos, sendo utilizado um verniz que possui óxido de alumínio, o que aumenta sua durabilidade e resistência ao longo do tempo. Uma curiosidade, esse componente é o mesmo encontrado em telas de celular. Os pisos também passar pela secagem UV para garantir ainda mais resistência. Clique aqui e conheça todas as linhas de pisos de madeira da Indusparquet.
Muitas pessoas confundem o verniz com a resina. Ambos são utilizados para o acabamento nos pisos de madeira, porém possuem diferentes propriedades químicas e características, desde a aparência estética até o custo final.
Sempre indicamos o verniz Skania para manutenção ou restauração de um piso. Ele é um verniz à base d´água e foi desenvolvido para ser resistente, sendo utilizado em áreas residenciais ou comerciais com bastante tráfego. Além disso, leva óxido cerâmico na composição, o que o torna 30% mais ecológico comparado com outros vernizes, e é o mais transparente do mercado.
Existem muitas cores que podem ser utilizadas para realçar um piso de madeira. A escolha depende do ambiente, da própria madeira, do estilo de decoração e do gosto pessoal de cada um. A seguir, listamos as mais procuradas.
Essa é uma escolha assertiva quando a intenção é preservar a cor original da madeira. O verniz para piso natural ou transparente proporciona uma aparência limpa e clara, deixando a cor natural em evidência.
Para quem gosta de tons mais quentes, o Mel realça as características naturais da madeira sem escurecer demais. É uma das escolhas que mais agrada quem opta por pisos em carvalho claro ou assoalhos em pinho.
Para ambientes que pedem uma cor mais escura, o verniz no tom nogueira proporciona um visual profundo e rico, deixando em um tom médio.
O tom avermelhado do verniz Cerejeira deixa o ambiente mais aconchegante e, ao mesmo tempo, vibrante. É adequado para madeiras que possuem uma coloração mais clara.
Esse é um verniz escuro para madeira e deixa um visual mais dramático. Fica bastante interessante para madeiras já escuras, como o mogno.
Encontrado em muitas casas de veraneio, o verniz em Branco Lavado deixa um visual leve e arejado, ideal para ambientes modernos ou praianos.
Esse é um verniz que tem o objetivo de dar um aspecto envelhecido à madeira, deixando-a mais escura.
Para restaurar um piso antigo, recomendamos sempre a procura de um profissional especializado. Afinal, o processo de lixamento do piso é cansativo e deve ser muito bem executado antes de aplicar a seladora e as camadas de verniz. Dependendo do produto escolhido e da madeira, poderá ser aplicado até três camadas com intervalos de secagem entre uma e outra.
Após a última camada, é necessário aguardar cerca de 72 horas antes de fazer a mudança para o piso. Quanto mais tempo curar o verniz, mais resistente ele ficará. Os vernizes Skania não possuem cheiro, tem uma secagem rápida e são ecologicamente corretos.
________________________
Gostou de saber mais sobre o verniz? Então continue navegando aqui pelo blog para conferir mais dicas de manutenção e limpeza. Aproveite também para seguir nossa conta oficial do Pinterest, lá você encontra muitas fotos de decoração para seu próximo projeto. Acesse e inspire-se!
Leia também:
Piso escuro ou claro: como escolher?
Adeus, cera: saiba como limpar corretamente seu piso de madeira
5 benefícios do piso de madeira