Sobre o Ipê

 

Uma das espécies mais conhecidas do Brasil, o Tabebuia, conhecido popularmente como Ipê, chama atenção não apenas pela beleza de sua madeira, mas também por sua florada colorida.

A madeira ipê é proveniente de uma árvore tipicamente brasileira. As árvores crescem em toda a América Latina e América Central e, na floresta, podem atingir até 30 metros de altura e 100 cm de diâmetro.

 

Reconhecida por algumas características únicas, a madeira ipê possui:

  • – Alta resistência e durabilidade (dureza Janka de 1102 Kgf);
  • – Tonalidade escura e uniforme, com pouca variação de cor;
  • – Predominância da cor marrom-escuro.

Espécie nobre, devido aos seus atributos e versatilidade, a madeira de Ipê confere ao ambiente elegância, imponência e sofisticação.

 

Confira a Jornada do Ipê:

 

1. Extração da Matéria-Prima

Com mais de 52 anos, o Grupo Indusparquet possui uma trajetória de sucesso, pautada no respeito ao meio ambiente. Como principal fabricante de pisos de madeira do Brasil, temos em nosso DNA a sustentabilidade, que é plenamente exercida para preservar as florestas e suas riquezas para as atuais e futuras gerações.
Toda a nossa matéria-prima, de fonte renovável, é proveniente de florestas com plano de manejo florestal, que consiste na utilização dos recursos da floresta de forma planejada, respeitando a capacidade da natureza ou de reflorestamento.

 

2. Rastreabilidade e Gerenciamento da Cadeia de Custódia

No Brasil, destacam-se duas iniciativas de rastreabilidade para controle, gerenciamento e fiscalização da cadeia de custódia dos produtos florestais:

  • Documento de Origem Florestal (DOF): Responsabilidade do IBAMA;
  • Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA): Criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) do Mato Grosso.

Esses sistemas integram informações desde a matéria-prima inicial até o consumidor final.

 

3. Recebimento

No processo produtivo da fábrica, tudo começa com a chegada da madeira. Todas as cargas passam por verificação documental para assegurar conformidade com o DOF ou SISFLORA. Se tudo estiver correto, a carga é pesada e encaminhada ao setor de recebimento, onde são realizadas conferências quantitativa e qualitativa.

 

4. Galpões de Tabicamento e Estoque

A matéria-prima é empilhada com tabiques para permitir fluxo de ar e facilitar a secagem. Isso evita empenamentos ou danos estruturais.

 

5. Caldeiras

Os resíduos de madeira são incinerados a aproximadamente 650°C. O vapor gerado é utilizado para aquecer as 17 estufas computadorizadas, garantindo maior qualidade e durabilidade ao produto.

O Grupo Indusparquet investiu em uma nova caldeira de alta tecnologia, aproveitando 100% dos resíduos da produção, incluindo cavacos e pó de serra, utilizados como combustível.

 

6. Estufas e Controle de Secagem

A secagem reduz a movimentação dimensional e elimina o risco de fungos e insetos. As estufas computadorizadas ajustam temperatura e umidade para garantir a qualidade da madeira.

Os Programas de Secagem foram desenvolvidos no Brasil por meio de pesquisas realizadas em parceria entre a Indusparquet e a USP de Piracicaba (ESALQ).

Durante esse processo, testes de umidade, gravimetria e endurecimento superficial da madeira são realizados eletronicamente.

 

7. Pré-Corte

A esquadrejadeira realiza:

  • Remoção de defeitos (nós, manchas, trincas, rachaduras e furos);
  • Alinhamento da superfície das tábuas;
  • Ajuste de largura;
  • Desdobramento de espessuras maiores.

 

8. Usinagem

A moldureira é essencial para garantir um acabamento preciso, permitindo encaixes perfeitos e um resultado estético incomparável.

 

9. Linha de Acabamento e Embalagem

A linha de pintura utiliza alta tecnologia e aplica até 9 camadas de verniz, incluindo verniz de óxido de alumínio e secagem UV, proporcionando maior resistência.

Os pisos saem prontos para instalação, permitindo o uso do ambiente em apenas 24h. Após o acabamento, o material é embalado e enviado ao estoque.

OBS.: Essa etapa se aplica apenas a produtos prontos. Produtos da linha tradicional recebem acabamento em obra.

 

10. Envio do Produto para o Consumidor Final

Tudo o que vivenciamos diz muito sobre nós. Nossa Origem. Nosso DNA. Nossa Jornada!

Após todas as etapas, você pode ter a tranquilidade de instalar um produto nobre, de extrema qualidade e, principalmente, de origem legal, certificada e sustentável.

OBS.: Alguns produtos não exigem DOF ou SISFLORA, como Multistrato, Soleiras e Brises.

 

Veja mais: