Sobre o Carvalho Branco

 

Atemporal e com tons neutros, o Carvalho pode ser aplicado em diferentes ambientes, agradando todos os gostos.

O Quercus alba, popularmente conhecido como Carvalho, é uma árvore da espécie Quercus, que pode crescer até 30 metros. Nativa da América do Norte, também foi introduzida na Europa Ocidental. Pesada e dura, a madeira do Carvalho possui coloração clara e veios característicos muito atraentes, além de uma beleza singular, alta resistência e durabilidade.

A dureza Janka do Carvalho é de 611 Kgf. Versátil, o Carvalho combina com diferentes estilos, do contemporâneo até os mais tradicionais, projetando ao ambiente elegância e aconchego.

 

Confira a jornada do carvalho-branco:

 

1. Extração da matéria-prima

Com mais de 52 anos, o Grupo Indusparquet possui uma trajetória de sucesso, pautada no respeito ao meio ambiente. Como principal fabricante de pisos de madeira do Brasil, temos em nosso DNA a sustentabilidade, que é plenamente exercida para preservar as florestas e suas riquezas para as atuais e futuras gerações.

Toda a nossa matéria-prima, de fonte renovável, é proveniente de florestas com plano de manejo florestal, que consiste na utilização dos recursos da floresta de forma planejada, respeitando a capacidade da natureza ou de reflorestamento.

 

2. Recebimento

No processo produtivo da fábrica, tudo começa com a chegada da madeira. Todas as cargas passam por verificação de documentação para garantir que estão regularizadas. Estando tudo correto, a carga passa por uma balança de conferência e, após pesadas, são encaminhadas ao setor de recebimento.

No setor de recebimento da matéria-prima, são realizadas conferências quantitativa e qualitativa da carga, comparando com os dados de romaneio.

 

3. Galpões de tabicamento e estoque

A matéria-prima é empilhada com camadas de tábuas separadas por tabiques, permitindo o fluxo de ar no interior das pilhas e facilitando a secagem. Os tabiques são padronizados e devem ser alinhados corretamente entre as camadas para evitar empenamentos ou danos estruturais.

 

4. Caldeiras

A caldeira é onde são incinerados os resíduos de madeira a aproximadamente 650°C. A fornalha aquece a água, gerando vapor, que é transportado por tubos até as 17 estufas computadorizadas para a secagem da madeira. Esse vapor auxilia no controle da umidade dentro das estufas, garantindo mais qualidade e durabilidade ao produto.

O Grupo Indusparquet investiu recentemente em uma nova caldeira de alta tecnologia. As fábricas do grupo reaproveitam 100% dos resíduos da produção, utilizando cavacos (pequenos pedaços de madeira) e pó de serra como combustível para a caldeira.

 

5. Estufas

A secagem reduz a movimentação dimensional da madeira e elimina a possibilidade de ataques de fungos e insetos. Estufas computadorizadas aplicam a combinação adequada de temperatura e umidade relativa para atingir o teor de umidade comercialmente desejado, minimizando defeitos.

A secagem é ajustada de acordo com o clima da região onde o piso será instalado.

 

Controle de secagem

Embora as estufas sejam de tecnologia estrangeira, os Programas de Secagem voltados às espécies nativas brasileiras são fruto de anos de pesquisa no Brasil, graças a uma parceria entre a Indusparquet e a USP de Piracicaba (ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

Durante o carregamento das estufas, algumas peças são selecionadas para acompanhamento eletrônico via wi-fi. São realizados testes de umidade, teste gravimétrico e teste de endurecimento superficial da madeira. Durante a secagem, pode ser necessário realizar o condicionamento da madeira.

 

6. Pré-corte

Nesta etapa, a esquadrejadeira (máquina de corte e alinhamento) realiza as seguintes operações:

  • Remove defeitos, como nós, manchas de fungo, trincas, rachaduras e furos;
  • Deixa as superfícies das tábuas sem rugosidade e imperfeições;
  • Ajusta a largura das tábuas;
  • Desdobra peças de espessuras maiores;
  • Separa as partes adequadas.

 

7. Usinagem

Para desenvolver o formato perfeito dos produtos Indusparquet, utiliza-se a moldureira, uma máquina essencial para garantir qualidade e precisão nos encaixes das peças.

 

8. Linha de acabamento e embalagem

A linha de pintura utiliza alta tecnologia em todo o processo. O produto recebe até 9 camadas de produtos de alta qualidade, incluindo verniz. O verniz de óxido de alumínio e a secagem UV garantem maior resistência ao piso, que já sai da fábrica pronto para instalação. Esse avanço permite uma instalação rápida e prática, possibilitando o uso do ambiente após apenas 24 horas.

Após o acabamento, o material é embalado e armazenado no estoque de produtos prontos, de onde será enviado para revendas e clientes.

Observação: A etapa 9 é utilizada apenas para os produtos prontos. Produtos da linha tradicional recebem acabamento em obra.

 

9. Envio do produto para o consumidor final

Tudo o que vivenciamos diz muito sobre nós. Nossa origem. Nosso DNA. Nossa jornada!

Após todas as etapas, você pode ter a tranquilidade de instalar em sua casa um produto nobre, de extrema qualidade e, principalmente, de origem legal, certificada e sustentável.

 

Veja mais: