Quem acompanha as tendências de decoração de casa já deve ter ouvido muito sobre dois elementos em alta: o brise e o painel ripado de madeira. Mas mesmo para quem está mais por dentro do assunto, a diferença entre um e outro produto ainda pode não ser muito clara.
O brise e o painel ripado de madeira têm sido cada vez mais utilizados na construção civil e no design de interiores. Mas apesar de apresentarem semelhanças em comum, eles possuem características distintas que os tornam adequados para diferentes aplicações. Confira o conteúdo e entenda a finalidade de cada recurso.
Diferença entre brise e painel ripado de madeira
O brise, também conhecido como brise-soleil, é uma estrutura composta por lâminas inclinadas, geralmente fixadas em um suporte ou estrutura independente. Sua principal função é criar sombras projetadas que bloqueiam parcial ou totalmente a incidência direta da luz solar sobre a fachada ou as janelas de um edifício.
Entre as suas principais funções, o brise oferece proteção contra o excesso de calor causado pela incidência direta dos raios solares, contribuindo para a eficiência energética das obras e reduzindo a necessidade de resfriamento artificial. Uma das vantagens do brise de madeira como revestimento de parede é a sua capacidade de promover a acústica. As lâminas de madeira agem como uma barreira que ajuda a absorver e dispersar o som, reduzindo a reverberação e melhorando a qualidade sonora nos espaços internos.
No caso do brise madeira da Indusparquet, um dos diferenciais é o sistema de encaixe, que possibilita uma fácil instalação. Esse sistema dispensa o uso de compensados ou uma estrutura na parte de trás, porque o encaixe já se transforma na própria base.
Já o painel ripado é uma estrutura composta por tábuas de madeira paralelas entre si, com pequenos espaços de separação entre cada tábua. Essa abertura entre as ripas permite a passagem de luz e ventilação, mas com uma intensidade menor se comparado a uma abertura maior, como uma janela, por exemplo. Os painéis ripados podem ser instalados tanto na vertical quanto na horizontal, e sua versatilidade permite que sejam aplicados em diversas áreas da construção, tanto internas quanto externas – desde que haja um cuidado com a escolha de madeiras mais duras e resistentes contra a umidade.
Ao contrário do brise, o painel ripado geralmente não tem como objetivo principal controlar a incidência solar ou a ventilação. Sua finalidade principal é proporcionar um efeito estético, criando textura, profundidade e detalhes decorativos nas superfícies.
Melhor tipo de madeira para brise e painel ripado
Para a construção de painéis ripados, algumas opções de madeira são mais indicadas devido à sua resistência e durabilidade. Madeiras como o cumaru e o ipê são excelentes escolhas, pois apresentam alta resistência às intempéries e ao ataque de insetos. Além disso, essas madeiras têm uma estética bonita e natural, o que contribui para o apelo visual dos painéis ripados.
Para a escolha de madeira para o brise, a Indusparquet conta com duas principais opções: as madeiras nobres e o MDF. Entre as madeiras nobres, o destaque é o brise Tauari Creme e Suede, um lançamento de 2023 que já sai com acabamento de fábrica, contando com 9 camadas de produtos e secagem UV, que garantem a maior resistência do verniz. Já o brise de MDF tem sua base de madeira compensada e é revestido com um material feito de garrafas pet, o que traz mais sustentabilidade para os projetos.
Ficou mais fácil de entender a diferença entre brise e painel ripado? Acesse a área de produtos da Indusparquet e conheça as opções de madeira e acabamento dos nossos brises para o seu projeto!
Madeira como opção de revestimento para parede
Como escolher brise de madeira
Indusparquet lança linha de pisos e brises de Eucalipto, resistentes e duráveis